Pular para o conteúdo principal

Conselho Tutelar de Cabo Frio quer mais participação da sociedade




Conselheiros mantém plantão 24h e reforçam a missão de proteger a criança em risco

Quanto mais pessoas estiverem atentas contra abusos praticados em crianças, mais a sociedade será beneficiada. Este é um dos objetivos traçados pela diretoria do Conselho Tutelar de Cabo Frio para conquistar maior apoio de moradores e autoridades contra o crescente número de menores em situação de risco no município.

O presidente do Conselho Tutelar de Cabo Frio, Luiz Felipe Ferreira Marinho, 30 anos, diz que é fundamental que cada morador se torne parceiro do Conselho em todos os sentidos, tanto para denunciar sobre maus tratos dos menores quanto no apoio à instituição que tem a missão de preservar a integridade de menores e adolescentes como determina o Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

– O Conselho Tutelar é um órgão para proteger e não para punir. A sociedade precisa entender o CT como parceiro para servir à família e àqueles menores em risco – observa o presidente, que trabalha com mais quatro conselheiros com mandato até 2015. Fazem parte da equipe dois agentes administrativos, um assistente social e um psicólogo. Quatro motoristas se revezam no plantão porque o CT tem no momento apenas um carro à disposição.

O presidente destaca que o objetivo do Conselho Tutelar é sempre proteger o menor e toda a ação feita a partir de denúncias é encaminhada à Justiça.

– Toda denuncia é verificada com supervisão dos diretores  Flávia Alexandre Leopoldino Xavier e Adalberto dos Santos Ricardo e, caso a situação se transforme em ocorrência policial na 126ª DP, é encaminhada ao Ministério Público. Os destinos da criança são decididos pela justiça – diz Luiz Felipe.

Os conselheiros trabalham no regime de plantão inclusive aos finais de semana e estão em alerta 24h. O presidente informa que as denúncias podem ser pelo telefone (22) 2646-5436 ou celular  (22) 99286-9990

Abandono de menor é frequente.

Entre as denúncias que chegam a dez a cada dia, os conselheiros se deparam com as situações mais adversas.  Os registros apontam que o abandono de menores vem crescendo nos últimos anos.  Os maus tratos às crianças e adolescentes ocorrem em todas as classes sociais e faixas econômicas. Entre os maus tratos, os conselheiros identificam a violência física, psicológica e a negligência que consiste em deixar de dar atenção às coisas básicas como banho, higiene e até falta de alimentação a quem não pode se defender.

De acordo com o Código de Processo Civil - Decreto Lei nº 2.848 de 07 de Dezembro de 1940 no Art. 133 - Abandonar pessoa que está sob seu cuidado, guarda, vigilância ou autoridade, e, por qualquer motivo, incapaz de defender-se dos riscos resultantes do abandono pode resultar em pena  com detenção, de seis meses a três anos.

O presidente do CT de Cabo Frio ressalta ainda que é importante que as pessoas percebam o Conselho Tutelar como órgão que chega sempre para ajudar e prevenir.

– Nosso trabalho é cuidar do momento crítico da criança e ajudar a colocá-la no caminho do bem, sempre – finaliza o presidente.  O Conselho Tutelar zela por crianças e adolescentes que foram ameaçados ou que tiveram seus direitos violados. 

Texto: Rosália Moreira
Fotos: Walmor Freitas/W2Imagens

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.