Pular para o conteúdo principal

Politicando Eleições 2014 – Delma Jardim (PEN)



 

Como prometido iniciamos hoje as avaliações dos pré-candidatos a deputado federal na cidade de Cabo Frio, nessas avaliações analisaremos uma série de fatores que vão influenciar a capacidade do pré-candidato a se tornar de fato candidato, quantos votos serão necessários para que ele se eleja e quais são suas chances reais de atingir esses votos.

Os pré-candidatos a deputado federal hoje em Cabo Frio, por ordem alfabética são: Delma Jardim (PEN), Marcos Mendes (PMDB), Dr. Paulo César (PR) e Walmir Porto (PR). E por ordem alfabética nossa primeira coluna é sobre Delma Jardim.

Politicando Eleições 2014 – Delma Jardim (PEN)

História política: A advogada e moradora histórica do Grande Jardim Esperança, Delma Jardim, debutou na política na eleição de 2004 quando foi candidata a vereadora e atingiu a impressionante votação de 795 votos, que lhe colocou como suplente de vereadora. Acredite 795 votos há 10 anos era uma votação muito expressiva na cidade.

Em 2006 pela primeira vez Delma Jardim participava de uma campanha de Deputada Estadual, e mesmo sem experiência, recurso e fazendo uma campanha pequena e praticamente só no Grande Jardim Esperança Delma teve surpreendentes 2.145 votos, isso concorrendo contra Alair Corrêa e José Bonifácio, ambos pleiteando também uma vaga na ALERJ em 2006.

Essa votação inacreditável de 2006 credenciou Delma a ser escolhida por Marcos Mendes (PMDB) como sua candidata a vice-prefeita em 2008, afinal além de ser mulher, moradora do Grande Jardim era também a detentora de uma significante votação. E como todos sabem essa dobradinha Marcos Mendes e Delma Jardim consagrou-se vencedores daquela eleição.

Após a eleição de 2008 Delma Jardim sonhava naturalmente em ser candidata a deputada estadual na eleição de 2010, e com o apoio do seu companheiro político e então prefeito, Marcos Mendes, mas como sempre Marcos Mendes não honra a sua palavra e abandona Delma Jardim a própria sorte, nesse sentido o hoje prefeito Alair Corrêa estica os braços para Delma Jardim e a faz candidata a deputada estadual pelo seu grupo. E esse foi um passo que até hoje não foi bem digerido por parte do eleitorado da Delma Jardim.

Delma com essa decisão desagradou imensamente o grupo político de Marcos Mendes, e não conseguiu mais penetrar nesse eleitorado, em contra partida Alair Corrêa não conseguiu mobilizar seu grupo político em torno da Delma, e com isso a Delma concorreu praticamente abandonada, os eleitores mais próximos e o grupo político do Alair não entraram em sua campanha em 2010, apesar disso Delma Jardim ainda conseguiu uma votação razoável, foi a segunda candidata mais votada da cidade, teve ao total 8.266 votos.

Na eleição de 2012 Delma Jardim não conseguiu ser candidata a vereadora, pois ficou com dupla filiação partidária o que impediu sua candidatura, com isso lançou seu genro, João Gomes (PSB), como candidato a vereador, João com o apoio de Delma Jardim atingiu em sua primeira candidatura 823 votos ficando como primeiro suplente do PSB, perdendo a vaga de vereador para Celso Campista (PSB) por apenas 64 votos de diferença.

Carisma: Delma é uma política carismática e que gosta de rua, sua vocação natural para campanha é o casa a casa e o corpo a corpo.

Capacidade financeira ou de arrecadar patrocínio de campanha: Esse pode ser o maior e mais contundente problema da Delma, sua posição política hoje não é confortável financeiramente e sua capacidade de arrecadar recursos são pequenas.

Legenda (quantos votos precisa para ser eleito): Esse é um ponto ainda incerto no PEN, internamente o partido acredita que fará 3 candidatos eleitos como deputado federal, e nas contas internas do partido é possível se eleger com 10 mil votos ou menos. Mas particularmente considero cedo para essa afirmação ou análise.

Capacidade de atingir essa legenda: Se a legenda do PEN para deputado federal for realmente 10 mil votos, Delma Jardim tem chances de conseguir essa votação, para isso precisa levantar recursos que hoje não existem, precisa começar a se mobilizar e a arrecadar grupo como hoje fazem amplamente Marcos Mendes (PMDB) e Walmir Porto (PR), oficiosamente a eleição já começou, mas a Delma ainda não entrou nela.

Probabilidade de seguir com a pré-candidatura até a eleição: São totais as chances de Delma Jardim (PEN) ser candidata, seu partido o PEN 51 (Partido Ecológico Nacional) já lhe assegurou a vaga, Delma é pré-candidata a deputada federal, hoje ela só não vem candidata se não quiser.

Conclusão: Delma Jardim sempre teve boas votações, inclusive concorrendo contra Alair Corrêa e José Bonifácio em uma mesma eleição, no entanto a eleição de 2010 pode ainda ser um uma sombra em sua campanha, o fato de Delma não ser profissional em política também pode pesar contra Delma, sua capacidade e experiência em levantar fundos não são boas. Delma Jardim pelas contas do PEN pode ter uma legenda fácil, mas para atingir esse número será preciso acelerar sua pré-candidatura, do jeito que está hoje a Delma não se elege.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.