Pular para o conteúdo principal

SM Santa Helena- 80 Anos. Por José facury


SM Santa Helena, 80 Anos. As bandas musicais por aqui já foram escapes de conflitos políticos tão sérios que chegavam às raias da violência com as Euterpe Lira Cabofriense e a Luso Brasileira no inicio do século vinte. Agressões contínuas, incêndio e o assassinato do jagunço João Korubi, onde até hoje os seus lamentos ecoam em trombetas pelos becos do São Bento. Durante décadas proibidas de se apresentarem ressurgiram acopladas, incentivada por força oficial, na batuta institucional da ditadura Vargas, por meios da política de formação musical do maestro Heitor Vila Lobos com nome de União. No que pese o complexo psico político dos liras e jagunços que persiste até hoje na cultura social da cidade, é a Sociedade Musical Santa Helena quem festeja esse galardão de ter formado tantos músicos na qualidade que esta arte pretende, resistindo a todos os estilos musicais, conceitos vivenciais, ondas dançantes ou governos municipais desmobilizantes que não lhes deram a mínima para realimentar a sua séde, fator da sua sobrevivência motriz.

Durante a nossa passagem pela gestão cultural da cidade a entidade foi contemplada nas duas edições, por méritos próprios no programa de fomento (Proedi) o que lhe deu uma sobrevida, mas mesmo assim foi pouco. Construímos com ela um projeto de ação comunitária que, no contra pé da crise, foi abortado sem mais delongas...E tudo como sempre, acabou ficando no meio do caminho. Mas tudo que poderia ter sido feito à Sociedade Santa Helena, mereceria muito mais, por tantos anos incrustada no seio da cidade, a resistir com os seus sustenidos e bemóis na arte do ser bom e necessário para a nossa alma tão combalida de desesperanças, em saber tocar um instrumento.

José Facury Heluy
josefacuryheluy@gmail.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.