Pular para o conteúdo principal

Cerimônia marca início da temporada 2019/2020 da Bandeira Azul na Praia do Peró


Na manhã desta quarta-feira (13), teve início oficialmente a temporada 2019/2020 Bandeira Azul na Praia do Peró, a segunda certificação seguida, que garante à cidade de Cabo Frio destaque no trade internacional de turismo ecológico, como destino ambientalmente sustentável.

A cerimônia contou com a apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais da Marinha do Brasil, alunos de escolas da rede pública, representantes dos comitês Nacional e Internacional do Bandeira Azul, do presidente da TurisRio, Thomas Weber, do presidente dos Salva- Vidas de Porto Rico – José Fontanez, do presidente da Federação de Convention Bureaus do Estado do Rio de Janeiro, Marco Navega, da Presidente Convention Bureau de Cabo Frio, Maria Inês Oliveiros, do vice-presidente da Associação da Costa do Peró, Carlos Cunha, do presidente da Prolagos, Sérgio Braga, do delegado de Cabo Frio, Dr. Sérgio Caldas, e representantes dos comandantes do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
A população também participou do evento e acompanhou de perto todas a movimentação das autoridades.
A Orla Certificada da Praia do Peró tem 500 metros de extensão, e recebeu uma série de intervenções estruturais para a adequação aos 34 critérios do Bandeira Azul. Da troca de postes à recuperação das vias de acesso, passando pela pintura padronizada dos quiosques, colocação de rampa, esteiras de acessibilidade escadas e chuveiro, os moradores do Peró, comerciantes locais, rede hoteleira e o Poder Público trabalharam em conjunto, desde o fim da primeira temporada de certificação, para que o evento desta quarta-feira se tornasse uma realidade.
“Foi mais uma jornada de muito trabalho, mas de muita satisfação, no final. Estivemos sempre em contato com o Comitê Nacional, a quem agradecemos muito, atentos para que odos os critérios fossem cumpridos”, afirmou Paloma Arias, Coordenadora do Bandeira Azul Praia do Peró, junto à Secretaria de Meio Ambiente.
Para o secretário de Meio Ambiente, a certificação representa o reconhecimento de um trabalho que vem se estruturando para ser de excelência.
“Essa certificação significa o reconhecimento de que o Meio Ambiente de Cabo Frio está recebendo a atenção necessária para a sua preservação. Não é só a Praia do Peró, mas todas as praias da cidade vêm recebendo trabalhos de monitoramento ambiental, nossos parques municipais estão sendo recuperados e o Horto Municipal está ativo. É esse todo em funcionamento que nos propicia um ambiente propício para conquistas como a segunda temporada de certificação no Bandeira Azul”, afirmou Mario Flavio Moreira.
“Nossos servidores que se desdobraram para adequar a Praia do Peró nos critérios do Bandeira Azul, os moradores do Peró, que se mobilizaram para dar suporto às nossas ações, os quiosqueiros, que compraram a idéia de uma praia bem cuidada, a rede hoteleira, os comerciantes do Peró e de toda a cidade, estão de parabéns por mais esta conquista. Cabo Frio, mais uma vez, dá um salto qualitativo na questão ambiental, em seu turismo e, consequentemente, em sua economia. Estou muito feliz pela nossa cidade e em poder dar a minha contribuição nesse presente de 404 anos”, afirmou o prefeito Dr. Adriano Moreno.


A temporada 2019/2020 da certificação internacional Bandeira Azul Praia do Peró, vai até o dia 15 de abril de 2020.

Entre as autoridades presentes no hasteamento, estiveram a secretária estadual do Meio Ambiente, Ana Lúcia Santoro, o secretário de Turismo, Otávio, o vice-presidente do Programa Bandeira Azul na Espanha, José Palacios Aguilar, e a coordenadora nacional do Programa Bandeira Azul, Leana Bernardi.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

 O ESTADISTA A de história de Cabo Frio  marcada por grandes embates políticos, desde os primórdios tempos Liras e Jagunços davam o tom beligerante que forjaria a história de nossa terra amada. Essa cultura pelo contraditório e pela polarização causaram eisentraves políticos etu atrasaram em muito o desenvolvimento de Cabo Frio, que foi salva pela sua vocação turística e pelos royalties do petróleo. Testemunhei no fim do século passado, mais precisamente no fim dos anos 90, inesquecíveis embates políticos-filosóficos entre os então vereadores Jânio de Mendes e Amaury Valério. Esses embates recebiam "a partes" dos saudosos Acyr Rocha e Ayrres Bessa, e eram testemunhados e por muitas vezes corroborados por Antônio Carlos Trindade e Silas Bento. O nível dos embates eram altíssimos e caminhávamos para a formação de "Estadistas", políticos que despontaríam Estadual e Nacionalmente, potencializando o nome de Cabo Frio. Infelizmente isto não se repetiu nas legislaturas sub

Lei Aldir Blanc

Nesta segunda-feira (30), no Espaço Cultural Zanine, começou a entrega dos documentos exigidos e de assinaturas para os artistas habilitados para Lei Aldir Blanc, conforme publicado no Boletim Oficial nº 1.140, dos dias 26 de novembro a 27 de novembro de 2020. Esta etapa acontecerá de segunda a quarta-feira das 9h às 16h. Os artistas que tiverem suas inscrições não habilitadas poderão apresentar o recurso na mesma data e local. Após a quarta-feira (02/12), o Grupo Gestor da Lei Aldir Blanc fará a análise dos documentos e sairá a homologação para o recebimento do recurso destinado ao Inciso 2 da Lei nº 14.017, mais conhecida como Lei Aldir Blanc. Esta lei prevê auxílio financeiro ao setor cultural. A iniciativa busca apoiar profissionais da área que sofreram com os impactos das medidas de distanciamento social por causa da COVID-19. A legislação ficou conhecida como Lei Aldir Blanc, em homenagem ao escritor e compósitos que morreu em maio, vitima do novo coronavírus.