Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Segunda dose da vacina contra o HPV começa essa semana


A Prefeitura de Cabo Frio começa hoje (segunda-feira 1/9) a segunda etapa da campanha de vacinação contra o papiloma vírus humano (HPV) em meninas de 11 a 13 anos. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde e a aplicação da segunda dose da vacina será feita até o dia 12 de setembro nas unidades de saúde do município.

Segundo o Departamento de Vigilância em Saúde, cada escola será direcionada para um posto de saúde com data pré-determinada, por isso a importância do comparecimento nas datas e locais estabelecidos.

A adolescente deverá levar a caderneta de vacinação fornecida na primeira dose, aplicada em março deste ano. A Superintendente de Vigilância em Saúde, Edilane Medeiros, lembra que a vacina protege contra quatro subtipos do HPV (6, 11, 16 e 18). Os subtipos 16 e 18 são responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero. 

Edilane Medeiros alerta que a aplicação da segunda dose, seis meses após a primeira, é fundamental para garantir a imunização.

- Sem a segunda dose da vacina não há proteção – explica.

Meninas que completaram 11 anos após o término da campanha no dia 11 de abril também devem ser vacinadas, sendo necessário apresentar na unidade de saúde uma declaração da Instituição de Ensino comprovando a matrícula. Para receber a segunda dose, basta apresentar o cartão de vacinação ou documento de identificação.

- Ressaltamos que a vacinação é nominal e destinada somente para meninas de 11 a 13 anos de idade – disse Edilane.

A terceira dose da vacina será aplicada cinco anos após a primeira. Em 2015, a vacina será oferecida para meninas de 9 a 11 anos e, em 2016, para meninas de 9 anos. O Ministério da Saúde reforça a importância do uso do preservativo como proteção contra as demais doenças sexualmente transmissíveis e da realização do exame conhecido como papanicolau em mulheres a partir dos 25 anos.


Texto: Alexandra de Oliveira

0 comentários:

- |