Pular para o conteúdo principal

COLUNA BANZO



A GRAÚNA E O CINISMO

A Coluna de hoje é uma homenagem ao sarcasmo e ao cinismo.
  

 Reputo a genialidade do cartunista Henfil numa de suas maiores criações: a personagem “Graúna”.

A “Graúna” sempre foi sarcástica e cínica, uma antítese a tudo que transcorria naqueles duríssimos tempos, um autêntico anti-héroi.

E de acordo com o cientista político Luiz Barbosa, o cinismo, que outrora era exclusividade dos políticos, atualmente tornou-se descarado, coloquial e até popular.

Aproveito a oportunidade para celebrar então uma série de coincidências alusivas ao colega comunicador Flávio Santos e a minha breve história política.

COINCIDÊNCIA I

Nas eleições de 2014 trabalhei na coordenação da campanha de Paulo Henrique Correa e participei ativamente da articulação para concretizar a dobradinha (Estadual – PHC e Federal Walmir Porto), haja visto a estrutura de Walmir e a popularidade do Paulo Henrique.

Porém, num evento pró-Pezão (governador), eis que minha dileta amiga Delma Jardim (candidata a Deputada Federal) entra e “me adesiva” com sua “marca”.

Sem querer ser descortês com minha amiga aguardei alguns momentos e discretamente retirei a famosa “praguinha”.

Eis que FLAVIO SANTOS observando, fotografou e postou no grupo Whatsapp do Cartão Vermelho: “Como pode!!! Não é este um articulador da dobradinha PHC/WALMIR!!!”

Quero crer que a observação, a foto e a divulgação tenha ocorrido pelo bom andamento das respectivas campanhas.

O que eu não sabia era que coincidentemente coisas deste tipo iriam se repetir mais à frente!

COINCIDÊNCIA II

Nas eleições de 2016 trabalhei ativamente  na coordenação da campanha de Léo Mendes, também conhecido como “Léo da Betel”.

E num momento confraternização foi elaborado um almoço para todos os Pastores que apoiavam Léo, no sítio de seu avô Kati, no bairro São Jacintho.

Na época eu era Coordenador de Comunicação do governo Alair em Cabo Frio, e não me comprometi com nenhum candidato a prefeito na ocasião.

Lógico que foram tiradas diversas fotos e Marquinhos Mendes, candidato a prefeito apoiado por Leo da Betel, compareceu ao evento.

Bem... registros fotográficos foram feitos... e é lógico que não tirei fotos com MM, porém FLAVIO SANTOS observou minha presença no evento e postou uma foto comigo ao fundo e também a foto que tiramos eu, minha esposa, Leo e sua respectiva.

Observou, printou e postou no grupo Whatsapp do Cartão Vermelho: “Como pode!!! Não é este o Coordenador de Comunicação de Alair!!! Está fazendo campanha para MM!!!”

Essa doeu menos, porque fui culpado por estar num mesmo espaço que MM, adversário político do meu Prefeito.

Fui demitido, mas continuei crendo que o “post” do “colega” tenha sido em prol do bom andamento e da governabilidade do município.

O que eu não sabia era que mais coincidências deste tipo iriam se repetir a frente!

COINCIDÊNCIA III

Convidado a participar do Programa Cartão Vermelho (JOVEM TV) na semana passada, FLAVIO SANTOS admoestou o Deputado Estadual Dr. Serginho com um Cartão Amarelo.

- Porque Flavinho? Cartão Amarelo para Dr. Serginho? Indagou Alex Garcia na apresentação.

“Como pode!!! Não recebo nada da comunicação do Dr. Serginho!!! E por isso... por não ter comunicação que dou Cartão Amarelo para Dr. Serginho!!!

O amigo leitor não deve acreditar no que está lendo... mas é verdade!!!

Sou um dos responsáveis pela comunicação de Dr. Serginho em Cabo Frio.

E o raio caiu pela 3ª vez no mesmo lugar.

Exercitando o Bíblico “70 x 7” e crendo que Flavinho declarou isso preocupado com a divulgação do excelente trabalho do Deputado, fui a jornalista responsável pela distribuição dos releases e dessa vez... me surpreendi... de verdade!!! FLAVIO SANTOS está incluso no mailing e na lista de distribuição via zap de nossa comunicação.

Flavinho é um ser humano do bem (creio), batalhador, bem humorado, sarcástico e agora descubro... cínico.
Bem... como destaquei no início do texto, o cinismo está em voga!!!

Flavinho é controverso, um anti-herói... uma Graúna Cabofriense!!!


Marcos Chaves

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.