Pular para o conteúdo principal

A cada meia hora, governo federal recebe uma denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes

 

O caso da menina de 10 anos do Espírito Santo que interrompeu a gravidez após ser estuprada é o exemplo mais recente de um problema que cresce no Brasil: a violência sexual contra crianças e adolescentes. Dados do Disque 100 — programa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que recebe denúncias de violência contra a mulhe, crianças e idosos, entre outros grupos — mostram um aumento de 14% nas denúncias de abuso sexual de menores entre 2018 e 2019. Os relatos aumentaram de 13.400, em 2018, para 15.333, no ano passado, o equivalente a uma denúncia a cada 34 minutos. No Espírito Santos, o aumento foi ainda maior na quantidade de denúncias: 15%. Os números referentes às denúncias de 2020 ainda não foram divulgados.

 

O Disque 100 também lista outros tipos de violência contra crianças e adolescentes, como exploração sexual, pornografia infantil, grooming (aliciamento de menores para fins sexuais pela internet) e sexting (envio de material de conteúdo sexual por redes sociais ou aplicativos de mensagens).

Os dados de 2019 mostram que a faixa etária com maior número de vítimas, segundo as denúncias recebidas, vai dos 4 aos 7 anos, seguida pela de 8 aos 11 anos. A maior parte das vítimas é do sexo feminino.

No que se refere à relação entre vítima e agressor, é preciso analisar o total de denúncias feitas ao Disque 100 sobre violação de direitos humanos de crianças e adolescentes — não há um recorte específico para violência sexual. Dos 195.133 relatos feitos no ano passado, 147.936 (ou 76%) apontam parentes próximos como os autores da agressão: mães, pais, avôs, irmãos, madrastras, padrastos, tios, primos, sobrinhos e familiares em geral. Oito em cada dez denúncias apontam a casa da vítima ou do suspeito como o local da violência, quando isso é informado.

Estupro desde os 6 anos

A menina de 10 anos precisou viajar do Espírito Santo para Pernambuco para interromper a gestação. O procedimento foi realizado nesta segunda-feira e ela passa bem. A criança diz que era vítima de violência sexual cometida pelo tio desde os 6 anos de idade. Em nota, o Centro Integrado Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), informou "que o procedimento foi realizado e a paciente segue estável”.

O tio da menina, de 33 anos, foi indiciado pela Polícia Civil do Espírito Santo por estupro de vulnerável e ameaça, e ainda está foragido.

Fonte: extra.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.