Pular para o conteúdo principal

A cada meia hora, governo federal recebe uma denúncia de abuso sexual contra crianças e adolescentes

 

O caso da menina de 10 anos do Espírito Santo que interrompeu a gravidez após ser estuprada é o exemplo mais recente de um problema que cresce no Brasil: a violência sexual contra crianças e adolescentes. Dados do Disque 100 — programa do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que recebe denúncias de violência contra a mulhe, crianças e idosos, entre outros grupos — mostram um aumento de 14% nas denúncias de abuso sexual de menores entre 2018 e 2019. Os relatos aumentaram de 13.400, em 2018, para 15.333, no ano passado, o equivalente a uma denúncia a cada 34 minutos. No Espírito Santos, o aumento foi ainda maior na quantidade de denúncias: 15%. Os números referentes às denúncias de 2020 ainda não foram divulgados.

 

O Disque 100 também lista outros tipos de violência contra crianças e adolescentes, como exploração sexual, pornografia infantil, grooming (aliciamento de menores para fins sexuais pela internet) e sexting (envio de material de conteúdo sexual por redes sociais ou aplicativos de mensagens).

Os dados de 2019 mostram que a faixa etária com maior número de vítimas, segundo as denúncias recebidas, vai dos 4 aos 7 anos, seguida pela de 8 aos 11 anos. A maior parte das vítimas é do sexo feminino.

No que se refere à relação entre vítima e agressor, é preciso analisar o total de denúncias feitas ao Disque 100 sobre violação de direitos humanos de crianças e adolescentes — não há um recorte específico para violência sexual. Dos 195.133 relatos feitos no ano passado, 147.936 (ou 76%) apontam parentes próximos como os autores da agressão: mães, pais, avôs, irmãos, madrastras, padrastos, tios, primos, sobrinhos e familiares em geral. Oito em cada dez denúncias apontam a casa da vítima ou do suspeito como o local da violência, quando isso é informado.

Estupro desde os 6 anos

A menina de 10 anos precisou viajar do Espírito Santo para Pernambuco para interromper a gestação. O procedimento foi realizado nesta segunda-feira e ela passa bem. A criança diz que era vítima de violência sexual cometida pelo tio desde os 6 anos de idade. Em nota, o Centro Integrado Amaury de Medeiros, da Universidade de Pernambuco (Cisam/UPE), informou "que o procedimento foi realizado e a paciente segue estável”.

O tio da menina, de 33 anos, foi indiciado pela Polícia Civil do Espírito Santo por estupro de vulnerável e ameaça, e ainda está foragido.

Fonte: extra.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

COROAÇÃO DO MISS E MISTER SÃO PEDRO DA ALDEIA 2020 TERÁ TRANSMISSÃO ONLINE NO DIA 19 DE SETEMBRO

  Após meses de atividades paralisadas devido à pandemia do coronavírus, a terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia está retornando em novo formato. Para garantir a segurança dos participantes, o evento de coroação este ano terá entrada limitada de pessoas e uso obrigatório de máscara, além de transmissão ao vivo pelo  Instagram da empresa organizadora, o Miss Oficial . Cerca de 70 candidatos aldeenses se inscreveram e participaram das seletivas do concurso de beleza municipal, que vai coroar um mister e nove misses (divididas por faixa etária), selecionados em júri virtual.   A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, enfatizou o apoio dado ao projeto pelo terceiro ano consecutivo. “Já estamos na terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia e estamos muito felizes em apoiar esse projeto grandioso, que há anos vem formando novos talentos e abrindo as portas para as nossas meninas e meninos no universo artístico. É um trabalho que e