LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

sexta-feira, 21 de agosto de 2020

MATERIAL PEDAGÓGICO IMPRESSO CHEGA NAS UNIDADES ESCOLARES DO INTERIOR

 

Os alunos da zona rural de São Pedro da Aldeia já começaram a receber o material pedagógico impresso. Na Escola Municipal Quilombola Dona Rosa Geralda da Silveira, no bairro Botafogo, a primeira entrega feita pela Secretaria de Educação, no início de julho, foi direcionada às turmas do 3º, 4º e 5º ano.

Enquanto as aulas estão suspensas devido à pandemia do coronavírus, a escola recebe cuidados semanais pela equipe diretiva para receber os pais e responsáveis neste período. A escola, inaugurada em 28 de maio de 2013, foi a primeira unidade quilombola construída no Estado do Rio de Janeiro e representou um marco para o reconhecimento e valorização da cultura e das tradições locais.

 

Em São Pedro da Aldeia, mais de cinco mil pessoas moram em áreas rurais e pelo menos 120 crianças, entre três e cinco anos de idade, não estavam matriculadas na rede de ensino. Com a chegada da Escola M. Quilombola, hoje são 306 crianças atendidas pela unidade, com idades entre 3 a 10 anos, aproximadamente. A construção foi resultado de uma parceria entre o governo federal e Prefeitura, em um investimento de cerca de R$ 1,3 milhão, com recursos do programa ‘Brasil Quilombola’.

HISTÓRIA

O Quilombo de Caveira está localizado na área rural do município, a 11.5 km do Centro da cidade, e faz limite com os municípios de Iguaba Grande, Cabo Frio e Araruama. A comunidade descende de negros que já ocupavam a área mesmo antes da abolição da escravatura, trabalhando na lavoura e na criação de pequenos animais.

A comunidade da Caveira foi reconhecida oficialmente pela Fundação Cultural Palmares (FCP) como remanescente de quilombos em 2004. A construção da escola era uma grande demanda da comunidade e o nome dado à unidade faz uma homenagem a Dona Rosa Geralda, grande produtora de farinha do quilombo e uma das protagonistas na luta pelos direitos dos trabalhadores rurais.

 

0 comentários:

- |