Pular para o conteúdo principal

Salários atrasados: professores e garis dão voz à indignação nas ruas de Cabo Frio

 

Os profissionais da Educação de Cabo Frio e os garis se juntaram nas dores pelos salários atrasados e entoaram, em coro, palavras de ordem e de indignação que ‘esquentaram as orelhas’ do prefeito Adriano Moreno (DEM) e dos vereadores, nesta terça-feira (11). Inicialmente distintos, os protestos se cruzaram nas proximidades da Prefeitura, onde um grupo de funcionários da Companhia de Serviços de Cabo Frio (Comsercaf) exigiu ser recebido pelo prefeito, de quem planejavam cobrar uma previsão de quando os salários cairão na conta.

 

Conseguiram uma reunião sem o prefeito, mas com a presença do presidente da companhia, Dario Guagliardi; e dos secretários de Governo, Matheus Mônica, e de Desenvolvimento da Cidade, Felipe Araújo. A autarquia informou que a previsão é que o pagamento saia nesta quarta-feira (12), mas os funcionários estão irredutíveis e afirmam que só voltam ao trabalho quando o dinheiro sair.

 

Pelas ruas da cidade, sacos de lixo empilhados nas calçadas e esquinas compuseram a paisagem em praticamente todos os bairros, uma vez que os grevistas impediram a saída de veículos da sede da Comsercaf, no bairro Monte Alegre. Alguns caminhões terceirizados, cujos donos não recebem desde fevereiro, segundo denúncias recebidas pela Folha; e funcionários contratados, que optaram por não cruzar os braços, tiveram que se desdobrar para tentar amenizar a situação. Apesar dos transtornos, a Comsercaf disse que a adesão ao movimento foi de apenas 10% dos funcionários.

 

Se os garis têm a promessa de receber o que lhes devem nesta quarta (12), no caso dos servidores da Educação, isso só deve acontecer na semana que vem. Mesmo assim, não houve comunicado oficial. A previsão de pagamento na quarta-feira que vem, dia 19, foi ouvida em reunião do Conselho Municipal de Educação, realizada ontem. Até o fechamento desta reportagem, a Prefeitura não havia divulgado o calendário de pagamento dos salários de julho. Assim como no caso da Comsercaf, o atraso é justificado pela queda na arrecadação municipal por causa da pandemia de Covid-19.

 

Enquanto isso, os gritos de protesto dos professores e dos demais profissionais de ensino puderam ser ouvidos pelos vereadores, durante a sessão na Câmara Municipal, no mesmo horário em que a carreata da categoria passava na Avenida Assunção, no Centro. Além do pagamento dos salários, o grupo protestava contra a convocação de servidores para trabalho presencial nas escolas; contra o possível aumento do desconto previdenciário de 11% para 14%, entre outras reivindicações.

 

A coordenadora-geral do Sindicato dos Profissionais da Educação, Cíntia Machado, manifestou a preocupação com a falta dos salários, em um momento em que a Secretaria de Educação anunciou que vai disponibilizar atividades para os alunos da rede municipal fazerem em casa. A sindicalista também fez menção aos três mil contratados que foram dispensados em abril.

 

– Muitos servidores nos ligam à beira do desespero, por não ter informação oficial. É muito ruim toda essa situação. Estamos sem salário e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação, lança uma plataforma de atividades. Ficam várias interrogações. Quem vai fazer essas atividades se houve demissões de professores? Tem escolas que tem número de efetivos muito reduzido. E aqueles servidores que não receberam vão trabalhar, vão lançar atividades nas plataformas? Nos meses seguintes, vai continuar esse atraso? São muitas interrogações que só nos levam a reafirmar a necessidade de greve pela vida e também por essa questão salarial, pela qual já havia deflagrado greves anteriormente. São atrasos praticamente ininterruptos – desabafou.

Fonte: folhadoslagos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.