Em tempos desafiadores para a saúde pública, a gestão aldeense vem
buscando formas de prestar assistência ao usuário, sem descuidar das medidas
preventivas e de combate ao coronavírus. Na contramão da maioria dos programas
implementados no país, o programa “Melhor em Casa”, de São Pedro da Aldeia,
ultrapassou os quatro mil atendimentos domiciliares durante a pandemia,
registrando crescimento exponencial. Se o momento exige cuidados e maior
permanência em casa, a equipe multiprofissional leva às casas diversos serviços
em saúde, evitando a desassistência aos pacientes agudizados, que também
compõem grupo de risco.
De acordo com Júnior Curcino, Diretor Municipal de Atenção Domiciliar,
durante a pandemia os atendimentos em casa se tornaram ainda mais importantes e
o trabalho ganhou mais respeito junto aos usuários. Minimizando os riscos, a
equipe multiprofissional vem auxiliando os cuidadores na dispensação de
insumos, além das visitas periódicas, inclusive, na manutenção dos cuidados aos
doentes crônicos.
Para a secretária de Saúde, Francislene
Casemiro, a quantidade de atendimentos realizados é uma conquista, mas manter a
qualidade dos serviços em saúde é uma das prioridades da gestão.
“A
prevenção é a maior medida de assistência e cuidado com a nossa população. Em
tempo de pandemia, fortalecemos a assistência domiciliar. Não ter prejuízo ou
desassistência à população é o nosso principal objetivo”, relata a secretária.
LIVE SOBRE
ATENÇÃO DOMICILIAR
Com a manutenção dos atendimentos
frente à pandemia, o “Melhor em Casa” de São Pedro da Aldeia se destacou entre
os outros programas do Brasil. Como resultado da alta na produção, o Diretor
Júnior Curcino palestrou em uma live sobre o
tema “Atenção Domiciliar na Pandemia”. Durante a transmissão, que foi
transmitida pelos canais oficiais do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, mais de 500
gestores municipais dos programas interagiram sobre a temática e o
representante de São Pedro da Aldeia falou sobre a realidade municipal.
“A Diretora Nacional de Atenção Domiciliar,
Mariana Borges, entrou em contato conosco para saber sobre a produção aldeense,
que ao contrário da maioria dos programas, havia aumentado consideravelmente.
Pude expor para ela todos os nossos cuidados e a forma responsável com a qual a
Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia estava lidando com a oferta de
atenção domiciliar”, disse Júnior.
COMO SER ATENDIDO PELO “MELHOR EM CASA”
A equipe do “Melhor em Casa” atende
pacientes com necessidades de cuidados de média e alta complexidades,
modalidades AD2 e AD3. Caso o cuidador ou algum familiar identifique a
necessidade de cuidado domiciliar, pode dar entrada em um requerimento na sede da Secretaria
de Saúde, para avaliação do paciente. No ato do
cadastramento, é necessário apresentar documento de identidade do paciente e de
um cuidador responsável, além do cartão do SUS e laudo médico de incapacidade.
Após o cadastro, a equipe do programa entra em contato para avaliação.
Durante as visitas domiciliares, os profissionais do “Melhor em Casa”
também identificam, orientam e capacitam um ou mais cuidadores do usuário em
atendimento, estimulando a participação ativa dos familiares no processo do
cuidado e a ampliação da autonomia da família.
CONHEÇA O PROGRAMA
Criado pelo Governo Federal,
o programa “Melhor em Casa” atende acamados e pessoas restritas ao leito,
promove a desospitalização, quando possível, complementando os serviços
oferecidos pela Atenção Básica, portas de urgência e emergência, entre outros
segmentos da rede de saúde. Implementado em São Pedro da Aldeia em
novembro de 2017, o município é o único a contar com esse serviço na
Baixada Litorânea.
O serviço prestado pelo programa engloba uma equipe multiprofissional de
atenção domiciliar, composta por médico, fisioterapeuta, enfermeiro, técnicos
de enfermagem e uma equipe multiprofissional de apoio (EMAP), formada por
nutricionista, assistente social e psicóloga.
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