Pular para o conteúdo principal

CORONAVÍRUS: COMO DOAR SANGUE EM SEGURANÇA DURANTE A PANDEMIA?


Doar sangue é um ato de solidariedade e amor ao próximo. Esse é o lema que motiva diversas pessoas a saírem de suas casas para salvar vidas com um simples ato, a doação de sangue. Com a pandemia causada pelo coronavírus, os hemocentros estão se reinventando para oferecer medidas ainda mais seguras para o doador e seus profissionais, buscando a manutenção dos estoques de sangue.  Neste domingo (14/06), data na qual se comemora o Dia Mundial do Doador de Sangue, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia mostra como os moradores podem ajudar a manter os bancos de sangue abastecidos, à disposição para salvar vidas.

O mês de junho é voltado a conscientização da importância de doar sangue.

Antes mesmo da chegada do novo coronavírus, a doação de sangue sempre foi uma atitude essencial para salvar vidas. Com a COVID-19, muitos doadores se afastaram dos hemocentros, promovendo baixa nos estoques de sangue. Para atrair essas pessoas, o Hemolagos, referência de doação para São Pedro da Aldeia e Baixada Litorânea, modificou seus horários de atendimento e iniciou os agendamentos para a coleta de sangue. Desde o início do mês, as doações podem ser marcadas por meio dos números (22) 99774-7988 e 2644-5076. 

A coleta de sangue é realizada às segundas, terças e quarta-feira, das 8h às 15h. Para a doação é imprescindível que o candidato cumpra todas as medidas protetivas, como a lavagem das mãos, higienização com álcool em gel e o uso de máscaras.

DOAÇÃO DE SANGUE

Segundo o Ministério da Saúde, pessoas entre 16 e 69 anos podem doar sangue. Para menores de 18 anos é necessário o consentimento dos responsáveis. Idosos entre 60 e 69 anos, só poderão doar se já o tiver feito antes dos 60 anos. Além disso, é preciso pesar, no mínimo, cinquenta quilos e estar em bom estado de saúde. O candidato deve estar descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas doze horas anteriores à doação e não estar em jejum. É indispensável a apresentação de documento de identificação com foto.

Ainda de acordo com o Ministério, são considerados doadores inaptos para a doação de sangue por um período de 30 dias aqueles que apresentarem sintomas respiratórios e febre ou se tiverem tido contato, há menos de 30 dias, com casos suspeitos ou confirmados de COVID-19.  Para a doação, é imprescindível que a pessoa apresente um bom estado de saúde.

Os hemocentros estão realizando doações com hora marcada, para evitar aglomerações nas unidades.
Presidente do Hemolagos e secretária de Saúde de São Pedro da Aldeia, Francislene Casemiro, destacou a doação de sangue como ponto de extrema importância em meio à pandemia. Segundo ela, mesmo com a COVID-19 as demais necessidades seguem atingido à população.

“O ato de doar sangue salva vidas, por diversas vezes, de pessoas que nem conhecemos, mas que poderiam ser nossos pais ou irmãos. Neste dia mundial do doador do sangue peço que as pessoas pensem nisso, se coloquem no lugar do outro que pode precisar da transfusão para sobreviver. Sabemos da demanda que o coronavírus está causando, mas não podemos nos descuidar das demais patologias e necessidades, como é o reforço na doação de sangue”, ressaltou.   

SALVANDO VIDAS

O consumo de sangue é diário, contínuo e não conta com um substituto. Os principais receptores são pessoas com anemias crônicas, vítimas de acidentes que causam hemorragias, pacientes com complicações decorrentes da dengue, febre amarela, em tratamento de câncer e outras doenças graves. 

Para os aldeenses o Hemolagos é a referência para doação de sangue. A unidade fica na Rua Barão do Rio Branco, nº 88, Passagem, Cabo Frio.
Para a secretária de Saúde, a doação de sangue precisa ser uma bandeira lembrada durante os doze meses, com objetivo de manter o estoque apto às demandas.

“É importante ter uma data para recordarmos a importância da doação, mas é ainda mais necessário que as coletas ocorram durante todo o ano. Os pacientes que precisam de transfusão necessitam das bolsas de sangue em qualquer mês ou dia. São Pedro da Aldeia e os demais municípios recebem as bolsas pelo Hemolagos de acordo com a demanda que surge. Enquanto hemocentro, precisamos estar preparados, e isso passa pela colaboração de todos que podem fazer a sua doação”, completou.

CONHEÇA O HEMOLAGOS:

Se você é uma pessoa apta a doar sangue, pode comparecer ao Hemolagos e fazer a sua parte. A unidade fica localizada na rua Barão do Rio Branco, nº 88, bairro Passagem, em Cabo Frio. O Hemolagos atende os municípios de Saquarema, Araruama, Armação de Búzios, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Casemiro de Abreu, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Rio das Ostras.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.