Pular para o conteúdo principal

Junho vermelho: a importância da doação de sangue


Junho foi o mês escolhido para lembrar a população da importância da doação de sangue. A escolha não foi por acaso, já que em 14 de junho celebra-se o Dia Mundial do Doador de Sangue – data estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004. 

Junho Vermelho é uma campanha de conscientização sobre o ato de doar sangue. Para quem realiza a ação, as mudanças podem ser pequenas, mas para quem recebe pode significar tudo, mais uma vida salva. Você sabia que a cada doação de sangue até 4 vidas podem ser salvas?

Pelo fato do sangue ser insubstituível à vida, as pessoas que por algum motivo, como acidentes ou doenças, precisam repô-lo ficam dependentes da solidariedade dos doadores.

Atualmente no Brasil, o número de voluntários dispostos a doar ainda não é o ideal para que os estoques estejam sempre abastecidos. Para evitar que os hemocentros cheguem em um estado de emergência, campanhas são feitas para conscientizar as pessoas.

A doação é tão importante, pois essa solidariedade é o recurso capaz de salvar vidas, de forma simples, rápida e indolor.

Esse sangue doado é usado em tratamentos de pacientes com câncer, que possuem doenças crônicas, em cirurgias e atendimentos de emergência, por exemplo.

Como funciona a doação de sangue?
A doação começa a partir da coleta de sangue de um doador voluntário, feita nas unidades de coleta espalhadas pelo Brasil. No entanto, antes de acontecer a coleta, a pessoa passa por uma entrevista de triagem, avaliando se ela cumpre os requisitos para quem pode doar. Isso feito, e a pessoa liberada para doar, inicia-se a coleta feita com um profissional do hemocentro.

Não é preciso estar em jejum ou ter medo. O procedimento é simples e se sente apenas a picada de agulha no braço, bem semelhante a um exame de sangue comum.

Em uma pessoa adulta, que possui em média 5 litros de sangue, são coletados no máximo 450mL. É uma quantidade considerada pequena, mas o suficiente para ajudar quem tanto precisa.

Para doação de sangue o Hemolagos em Cabo Frio funciona toda segunda, terça e quarta-feira e fica localizado na Rua Barão Rio Branco, 88 - Cabo Frio - RJ. O agendamento é feito via WhatsApp, através do número (22) 99774-7988. Lembrando que, no dia e horário marcado para doação de sangue, o doador deverá estar bem de saúde, hidratado, não ter feito esforço físico e portar o documento de identidade original.

A generosidade no gesto é capaz de transformar e salvar vidas.

Portanto, doe sangue, doe vida!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.