Pular para o conteúdo principal

Homem morre em casa e família leva corpo enrolado em lençol para UPA após 5 horas tentando ajuda de órgãos públicos


Homem morre dentro de casa e família precisa levar corpo enrolado em lençol com a ajuda de vizinhos em Cabo Frio — Foto: Reprodução/Inter TV RJ

Um homem de 54 anos morreu dentro de casa no bairro Praia do Siqueira, em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, na tarde desta terça-feira (16) e a família dele precisou levar o corpo, por conta própria, para uma UPA, depois de ficar cerca de 5 horas tentando ajuda de algum órgão público que pudesse remover o corpo do local.

Os familiares de João Carlos Pereira Coelho contaram com a ajuda de amigos para levar o corpo.
"Ele saiu daqui enrolado no lençol que ele morreu e na caminhonete do vizinho. Isso é um descaso", disse a sobrinha de João, Pollyana Lemos.

Segundo a família, o homem morava no mesmo quintal da família, era alcoólatra e, quando não ingeria bebidas alcoólicas, tinha ataques e se trancava dentro de casa para dormir.
João Carlos tinha cinco filhos. A mãe dele precisou ser medicada para receber a notícia da morte do filho.

Por volta das 15h desta terça, João tinha se trancado em casa, mas desta vez os familiares o chamaram e ele não respondeu. Quando entraram na casa, o encontraram morto.

De acordo com os familiares, após constatarem a morte, eles tentaram contato com vários órgãos.
Primeiro, os parentes ligaram para o Corpo de Bombeiros, mas foram informados que teriam que acionar uma funerária. Em seguida, eles disseram que ligaram para funerária e foi cobrado o valor de R$ 3 mil.

A família não tinha condições de arcar com a despesa e entrou em contato com a Assistência Social do Município. A assistente social então teria dito à família que eles precisariam levar o corpo pra UPA por conta própria.

"E a pessoa que não tem condições de dar R$ 3 mil reais pra funerária? Vai fazer o quê? Vai abrir um buraco no quintal e jogar o corpo ali?", disse a sobrinha.

Os familiares alegam ainda que tentaram pedir a ajuda da Polícia Civil, que também não cooperou.
O corpo ficou até às 20h dentro de casa e, como nenhum órgão prestou assistência, a família seguiu a orientação da assistência social e, com a ajuda dos vizinhos, levou o corpo para a UPA do Parque Burle.

O corpo de João Carlos passou por procedimentos necessários e foi encaminhado para o IML de Macaé para identificação da causa da morte.

O que dizem os órgãos?

Questionada sobre a falta de atendimento à família, a Prefeitura de Cabo Frio informou que a remoção e verificação de óbito não é feita pelo município. E disse ainda que o município "é responsável pela verificação e remoção apenas em casos de óbitos dentro das unidades de saúde".
O G1 verificou que, em 2006, foi criado no município de Cabo Frio o Serviço de Verificação de Óbito (SVO). A lei que foi aprovada pelo então prefeito Marcos Mendes diz que "para os casos de morte em residência sem assistência médica, será necessária a autorização da autoridade policial responsável".

O município informou que só realiza a remoção do óbito nas residências de famílias que se enquadrem nos critérios de Benefício Eventual de Auxílio Funeral. Disse ainda que a secretaria de Assistência Social atende com os serviços de remoção, traslado e funeral e que para isso, a família precisa informar ao setor que funciona em regime de plantão.

A prefeitura disse ainda que "lamenta e esclarece que a Secretaria não foi informada". O município ressaltou que "assim que a secretaria foi acionada, foi feita a entrevista de perfil socioeconômico e a situação foi resolvida".

Questionada sobre a Lei que criou o SVO, o município informou que a Lei não dispõe sobre remoção do óbito, apenas verificação.

O G1 entrou em contato com a Polícia Civil para saber o motivo da delegacia não ter prestado socorro à família, a assessoria da Polícia Civil informou que "de acordo com a 126ª DP, em casos de mortes por causa natural, o responsável pelo atestado é o serviço de verificação de óbito dos municípios".

O G1 entrou em contato com a assessoria do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro para saber o posicionamento da corporação sobre o caso.

O G1 também entrou em contato com a Prefeitura de Cabo Frio pedindo mais detalhes sobre como funciona o Serviço de Verificação de Óbito e aguarda o retorno.


Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há