Pular para o conteúdo principal

ALUNOS ESPECIAIS RECEBEM ATENÇÃO INDIVIDUALIZADA NO ENSINO À DISTÂNCIA



Garantir o ensino de qualidade durante a pandemia de coronavírus aos alunos da Educação Especial também vem sendo uma das tarefas importantes das escolas da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia.
Algumas unidades, como a Escola Municipalizada Vital Brasil, não medem esforços para oferecer um atendimento mais elaborado aos alunos inclusos. A unidade, localizada no bairro Ponta do Ambrósio, criou um kit de atividades que respeita as particularidades, personalidade, preferências e habilidades já trabalhadas com os estudantes. Os kits são diferentes e, além das atividades impressas, possuem materiais variados para atender às necessidades específicas de cada aluno.
A supervisora pedagógica, Elizângela Regueira, esteve envolvida no projeto desde o início e conta que a construção do kit é resultado de um trabalho coletivo, que vai desde as cuidadoras dos alunos, registrando informações importantes, até a Coordenação de Educação Inclusiva, que esclareceu todas as dúvidas durante o processo. Elizângela acredita que, apesar de todo o trabalho da equipe, a relação de troca com a família do aluno é fundamental para um melhor atendimento.
“Oferecer igualdade não é suficiente para atendê-los, precisamos pensar nas especificidades de cada um e criar estratégia para, junto com a família, desenvolver a aprendizagem do aluno. Sempre acreditei nessa parceria, escola e família. Hoje, mais do que nunca, vejo o quanto isso é importante,” declara a supervisora pedagógica.
ACOLHIMENTO E AMOR


Para atender um aluno com necessidades especiais, não basta oferecer apenas o conteúdo pedagógico. É necessário amor, paciência e acolhimento. E foi isso que os filhos da ex-técnica de enfermagem, Clarice Regina Trindade, receberam quando se tornaram alunos da Rede Municipal de São Pedro da Aldeia.
Clarice, que é mãe de três crianças com deficiência intelectual, se sentiu perdida ao ter os filhos rejeitados por unidades privadas e temia por mais uma reprovação da filha, Ana Clara. Foi então que, ao matricular os filhos na E. Mz. Vital Brasil e na E.M. Vinhateiro, viu a história mudar.

“Eu fiquei muito emocionada com tudo que a Vital Brasil preparou. Minha filha ficou encantada, passou o dia fazendo as atividades e pintando; isso para mim não tem preço. Ela foi abraçada de uma forma que nenhuma outra escola fez. Na Vinhateiro, o meu filho também foi muito bem recebido e chegou em casa surpreso, com todos os amigos da escola que vieram se apresentar. Eu só tenho que agradecer a Deus, por ter a oportunidade de estar presenciando isso tudo agora”,  declarou a mãe.



ATIVIDADES ENTREGUES EM CASA

Para garantir que os alunos da Escola Municipal de Educação Especial Pedro Paulo de Andrade (EMESPP) recebam as atividades impressas, a Secretaria de Educação irá entregar o material em domicílio. A primeira entrega foi realizada, nesta semana, para um grupo que não conseguiu retirar as atividades na escola.
Todo o material entregue foi elaborado pela equipe diretiva e de Assessoramento Pedagógico da unidade escolar, em parceria com a equipe da Coordenação de Educação Inclusiva. O conteúdo visa o desenvolvimento e a habilidade de cada aluno, também levando em consideração as necessidades de cada um.
De caráter lúdico, as atividades contêm instruções para que o estudante tenha uma aprendizagem significativa, sempre explorando os componentes curriculares também aliados à Base Nacional Comum Curricular.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.