LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

terça-feira, 11 de agosto de 2020

DEFESA CIVIL ALDEENSE SERÁ CONDECORADA EM SÃO PAULO


O trabalho na gestão de riscos e os projetos sociais desenvolvidos pela Coordenadoria Geral de Defesa Civil de São Pedro da Aldeia ganharam expressão nacional. Pela primeira vez, a Divisão aldeense será certificada e contemplada com a Láurea de Honra ao Mérito em Proteção e Defesa Civil, pela Sociedade Brasileira de Proteção Humana (SOBRAPH) e Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). A cerimônia está marcada para o dia 22 de agosto, nas instalações da Escola Superior de Ciências Policiais, na cidade de Cotia-SP, com a presença restrita de pessoas devido à atual pandemia do coronavírus.
A escolha da gestão aldeense para receber a condecoração levou em conta os resultados apresentados pela pesquisa nacional realizada por observadores da SOBRAPH, a partir de visitas às cidades e do cruzamento de dados divulgados nos canais institucionais, utilizando metodologia própria e não-governamental.
“Após as pesquisas ‘in loco’ e o levantamento das informações, o comitê gestor da SOBRAPH avalia ações que sejam mais relevantes e gerem impactos sociais significativos, além de serem sustentáveis e de possível replicação em qualquer parte do território nacional”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Proteção Humana e presidente do comitê gestor do Grupo de Estudos em Proteção Humana da Unifesp Guarulhos, professor Aparecido da Cruz.
RECONHECIMENTO
Ao todo, 150 municípios do país foram pesquisados e 112 projetos na área da defesa civil e proteção humana integral foram avaliados pela SOBRAPH. “A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio de sua Defesa Civil, vem demonstrando efetivo compromisso com a sociedade e a responsabilidade em construir comunidades mais seguras e resilientes, através das constantes atividades preventivas, da identificação de riscos e da capacitação comunitária”, ressaltou o presidente da SOBRAPH.
Para o coordenador geral da Defesa Civil de São Pedro da Aldeia, Marcus Dothavio, a Láurea de Honra ao Mérito representa um importante reconhecimento do trabalho que vem sendo desenvolvido há anos na cidade. “Fiquei surpreso e muito feliz com esse reconhecimento; isso só nos incentiva a fortalecer as nossas ações, que já se tornaram referência não só no Estado, mas no Brasil. Nunca medimos esforços para fazer um trabalho de excelência e com muita dedicação junto à população e temos feito a diferença. Agradeço à nossa equipe, aos secretários, voluntários e, principalmente, o apoio do prefeito Cláudio Chumbinho, que sempre confiou na competência da Defesa Civil e nos dá autonomia para realização dos projetos”, disse.
PROJETOS DE REFERÊNCIA
Entre os projetos de destaque no município avaliados pela SOBRAPH estiveram o Projeto Defesinha e o Escolas Preparadas que, juntos, já capacitaram cerca de cinco mil jovens e crianças. Outro destaque é o Comunidades Preparadas, que leva ciclos de palestras, simulações e treinamento a moradores em primeiros socorros, percepção de riscos e resposta a desastres, além das diversas ações periódicas promovidas pela Defesa Civil de São Pedro da Aldeia nas áreas socioassistencialeducacional e de mobilização social, inclusive no contexto de orientação e contenção dos riscos de contágio pelo coronavírus. Devido ao alto grau de relevância das ações, a cidade foi incluída na categoria Ouro, a mais significativa entre as quatro da premiação.
 “São Pedro de Aldeia se destacou em vários projetos e tem chamado atenção há algum tempo, principalmente por um fato marcante em toda a história da defesa civil nacional: a interdição do empreendimento Pontal da Lagoa – Minha Casa Minha Vida no Poço Fundo, que representa um avanço no país em matéria de prevenção de catástrofes e de acidentes”, salientou o professor Aparecido.
A Láurea de Honra ao Mérito em Proteção e Defesa Civil é uma iniciativa promovida pelo Grupo de Estudos em Proteção Humana da UNIFESP Guarulhos, pela Sociedade Brasileira de Proteção Humana (SOBRAPH), pelo Corpo Acadêmico de Especialistas em Direito Militar (CAEDIM) e conta, ainda, com o apoio da Sociedade Brasileira de Amigos do Exército Brasileiro (SAEB) e do Núcleo de Ações Voluntárias em Proteção e Defesa Civil (NUPREC).


0 comentários:

- |