Pular para o conteúdo principal

Respiradores emprestados pela Prefeitura do Rio a Cabo Frio podem ser devolvidos


No fim do mês passado, a notícia de que os municípios de Cabo Frio e Arraial do Cabo receberam dez respiradores cada um, doados pela Prefeitura do Rio de Janeiro foi recebida com entusiasmo, mas menos de duas semanas depois, a ‘benfeitoria’ se transformou em desilusão. Isso porque nenhum dos equipamentos enviados para a rede de Saúde cabofriense está em condições de uso para pacientes com Covid-19. No caso de Arraial, metade dos equipamentos veio com defeito. 

A Prefeitura de Cabo Frio confirmou a informação e explicou que apenas dois dos equipamentos enviados pelo governo carioca tinham condições de ser usados para ajudar no tratamento de pacientes com quadro severo do novo coronavírus, mas isso não foi possível por falta de peças, como válvula respiratória. Os oito equipamentos restantes, que seriam utilizados no tratamento de outras doenças, também tiveram a utilização descartada, pois vieram sem outra peça, chamada sensor de fluxo.

De acordo com a Prefeitura, o município vai verificar se a Prefeitura do Rio tem as peças que faltam para colocar os equipamentos para funcionar e, caso não tenha, eles serão devolvidos. O prefeito Adriano Moreno (DEM) afirmou que não poderá custear o conserto dos equipamentos, que terão que ser devolvidos após a pandemia, diferentemente do que foi anunciado na época da cessão dos equipamentos. Na ocasião, ambas as Prefeituras informaram que os respiradores haviam sido doados.

Sem poder usar os equipamentos, a rede de Saúde de Cabo Frio conta atualmente com 47 respiradores, sendo 37 de propriedade do município. Três deles foram doados pelo SUS há pouco mais de um mês. Outras dez unidades foram alugadas em decorrência da pandemia.

Por sua vez, Arraial do Cabo deu um pouco mais de ‘sorte’ do que o município vizinho, pois cinco dos dez respiradores enviados pelo prefeito Marcelo Crivella (Republicanos) vieram com defeito. Em nota, o governo cabista informou que o prefeito Renatinho Vianna (Republicanos) vai pedir a troca dos respiradores defeituosos por outros que estejam funcionando. Segundo a Prefeitura, até que seja feita a troca, o município ficará com 14 respiradores, somados os nove que já tinham na rede e os cedidos por Crivella.

Questionada sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro afirma que não recebeu nenhuma informação sobre qualquer problema com os equipamentos cedidos. Sobre a cessão dos equipamentos, a secretaria disse que  recebeu o ofício com o pedido das cidades de Arraial do Cabo e Cabo Frio, pelo período de pandemia, que é feita após processo administrativo, que passa por uma avaliação  técnica da SMS e é submetida a análise jurídica da Procuradoria, com a posterior autorização do prefeito Marcelo Crivella.

De acordo com a nota, a Prefeitura do Rio cedeu 522 equipamentos  para 25 municípios fluminenses para ajudar no atendimento às vítimas de Covid e essas cidades e também o Hospital Pedro Ernesto, que é da rede estadual, conseguiram abrir 271 leitos de UTI para tratamento da doença.

Fonte: folhadoslagos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há