Pular para o conteúdo principal

Servidores da Educação de Cabo Frio se negam a retornar às atividades


Os servidores municipais da Educação de Cabo Frio decidiram não retornar às atividades presenciais nas escolas. A categoria optou por decretar a chamada ‘greve pela vida’ em assembleia virtual realizada após a Secretaria de Educação enviar um memorado às equipes diretivas das escolas da rede municipal, abrindo a possibilidade de convocação de funcionários efetivos das áreas de serviços gerais, de apoio e administrativa para trabalho em sistema de rodízio, em caso de necessidade.

De acordo com o Sindicato dos Profissionais de Educação (Sepe Lagos), foi feita uma recomendação aos professores para que boicotem qualquer trabalho  remoto ou tentativa de implantação de atividades pedagógicas a distância ou presenciais, como forma de solidariedade aos auxiliares de serviços gerais (ASGs), porteiros, inspetores de alunos, agentes de secretaria e outros trabalhadores administrativos que forem convocados para voltar ao trabalho.

“Voltar ao trabalho agora, sem os profissionais contratados, significa necessariamente se expor ao risco de morte devido ao novo coronavírus. Mas para os docentes que continuam em casa, a implantação de atividades pedagógicas remotas também seria a imposição de uma sobrecarga de trabalho absurda, pois estes terão que absorver todas as demandas dos docentes que foram demitidos”, diz comunicado publicado pelo Sepe Lagos, nas suas redes.

O texto se refere à dispensa de três mil servidores contratados, entre professores e outros profissionais, pela Secretaria de Educação, no fim de abril. O fato, associado aos constantes atrasos e escalonamentos dos pagamentos dos salários e de outros direitos, além da possibilidade de convocação para volta ao trabalho, forma o caldeirão para um novo protesto, desta vez uma carreata, que será marcada para esta semana. Na assembleia, a categoria também decidiu que vai pedir uma reunião com o governo para tratar de todas essas questões e da convocação dos aprovados no concurso de 2009.

Na semana passada, o secretário municipal de Educação, Ian de Carvalho, descartou a possibilidade de retorno às aulas, mas sinalizou com a implantação de ensino à distância. Aliás, a secretaria anunciou que disponibilizará materiais didáticos on-line e impressos aos alunos. Segundo a pasta, os conteúdos estão em fase de elaboração e em planejamento estratégico para validação como carga horária. A previsão é de que as atividades comecem na segunda quinzena deste mês para os 31.953 estudantes da rede.

 – A equipe da Seme apostava na possibilidade do retorno presencial das aulas para o segundo semestre deste ano. Entretanto, a continuidade do contágio do coronavírus mostrou que essa ação seria inviável, junto com os vários estudos de órgãos competentes que alertam para o risco do retorno presencial dos alunos às escolas nesse momento da pandemia. Sendo assim, a pasta muda de estratégia a fim de diminuir os impactos trazidos pela Covid-19 na vida escolar dos alunos, de forma que possa atender aos estudantes da maneira mais igualitária possível – afirmou o secretário.

Com a decisão da categoria na assembleia, os planos da Secretaria de Educação ficam em xeque.



Fonte: folhadoslagos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há