Pular para o conteúdo principal

Guardas municipais e ambientais aprovados em concurso tomam posse em São Pedro da Aldeia


 As áreas de segurança pública e meio ambiente em São Pedro da Aldeia ganharam importantes reforços com a chegada de 23 novos guardas municipais e oito guardas ambientais aprovados em concurso público. Os profissionais tomaram posse nesta quinta-feira (15), em cerimônia restrita no Cine Estação, no Centro da cidade. Os novos agentes foram recebidos por suas respectivas chefias diretas e pela equipe de RH da Prefeitura. Além da assinatura do termo de posse, os profissionais receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação.

Representando o prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, deu as boas-vindas aos novos profissionais, que chegam para reforçar as forças de segurança do município. “É muito importante que esses novos profissionais sejam agentes transformadores da sociedade, através da qualidade e da competência profissional de cada um, porque não é só punindo que se resolve, mas também educando. O trabalho das Guardas é árduo e fundamental para a manutenção da segurança e da ordem no município. É com muita alegria que recebemos essa nova equipe e a gente espera que cada um possa desempenhar o seu trabalho com orgulho e dedicação”, disse.

O prefeito Cláudio Chumbinho, que não pôde comparecer à cerimônia de posse, fez questão de receber em seu gabinete alguns dos novos guardas concursados e falar pessoalmente aos novos servidores sobre a importância do trabalho deles à população aldeense. “Queria pedir que vocês tivessem um carinho muito grande pela nossa população, pois estamos investindo em segurança porque sabemos como isso é importante para a qualidade de vida dos aldeenses”, frisou o prefeito.

INVESTIMENTO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Na oportunidade, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, reforçou o investimento na área de Segurança Pública no município, que tem sido uma prioridade da administração pública municipal.

Entre as principais conquistas já obtidas pela Guarda Municipal (GA) estão a criação do vale-uniforme e da Carteira Funcional; a realização do Concurso Público, em 2014; a criação do grupamento de operações táticas; a Lei 2.676/2016, que criou a gratificação de atividade de segurança pública da Guarda Municipal (GASP); a Lei 2.770/2018, que criou a Ouvidoria e a Corregedoria da GA; e a Lei Complementar nº 154/2018, que autoriza o porte de armas não letais e o uso de coletes balísticos pelos agentes municipais.

 “Além de trazer o incentivo das grandes empresas, o prefeito Cláudio Chumbinho se preocupou muito com a Segurança Pública, porque quando o município cresce, infelizmente o índice de violência tende a aumentar também. Em 2014, encontramos uma Guarda Municipal desestimulada, com apenas duas viaturas em estado precário, que foram doadas pela Polícia Militar. Hoje, a Guarda Municipal já dispõe de novos equipamentos e veículos, incluindo os coletes balísticos, que foram outras grandes conquistas para a corporação”, destacou Jorge.

Por meio de convênio com o Ministério da Justiça em 2014, a Guarda Municipal aldeense passou a contar com mais duas viaturas, uma motocicleta, seis pistolas “spark”, quatro rádios e uma base repetidora, além de 43 coletes balísticos com capas individuais e de novos materiais para sinalização de trânsito, adquiridos com recursos da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Também foram adquiridas outras três viaturas e mais quatro novas motocicletas equipadas com sirene, giroflex e baú, totalizando 12 veículos em condições dignas para dar suporte ao trabalho dos agentes no atendimento às mais diversas ocorrências.

Outra novidade apresentada aos novos agentes foi a construção de um novo Destacamento da Guarda Municipal, que está sendo realizada por meio de uma parceria público-privada. A nova sede está sendo construída no bairro Nova São Pedro e vai contar, ainda, com uma central de monitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do Centro da cidade.

SONHO REALIZADO

Recém-empossado, Francisco Luis Dias é morador do bairro Balneário São Pedro há 15 anos. Para ele, que passou por sua primeira aprovação em concurso, o ingresso no serviço público como Guarda Municipal era um sonho antigo. Aos 62 anos, o ex-Cabo Fuzileiro Naval se tornou um símbolo de superação entre os novos agentes, chegando a ganhar o apelido carinhoso de “xerife-mor”.

 “Minha paixão pela Segurança Pública vem de muitos anos. Ser Guarda Municipal era meu grande objetivo e com a experiência militar e de vida que eu tenho, acredito que vou poder contribuir muito e auxiliar os meus colegas. Esse cargo representa uma mudança radical na minha vida; eu não tinha emprego fixo, trabalhava como motorista de aplicativo e fazia todo e qualquer tipo de serviço para garantir a minha subsistência, da minha família, dos meus filhos e dos meus netos. Estar aqui hoje é motivo de orgulho e a minha expectativa para começar a trabalhar é muito grande”, conta.

De Araruama, Carla dos Santos foi uma das quatro candidatas à Guarda Municipal aprovadas e convocadas para a posse. “Ser funcionária pública sempre foi um sonho e a Segurança Pública é uma área que eu me identifico muito. Fui Guarda-Parque do INEA por cinco anos e continuei tentando outros concursos. Para Guarda Municipal, foi a primeira vez que me candidatei e ter recebido a notícia da convocação foi maravilhoso. Foi uma luta muito grande até chegar a esse momento e espero poder somar”, disse.

Morador do bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, Jackson Sodré foi um dos oitos guardas ambientais empossados. “Cheguei a passar por outros concursos, mas o meu foco era o concurso de São Pedro da Aldeia. Sou formado em gestão ambiental e como sou da cidade, a minha expectativa sempre foi poder ajudar o município nessa área”, afirma.

Na ocasião, os novos agentes empossados também receberam orientações gerais sobre os direitos e deveres previstos na Lei Complementar n° 42/2005 (Estatuto dos Servidores Públicos do município), regime previdenciário, acumulação de cargos em esfera pública, os principais quesitos de avaliação de desempenho durante o estágio probatório, critérios básicos para a aquisição da estabilidade, vale-transporte, benefícios, dentre outras informações relativas à vida funcional.

Participaram da solenidade o secretário de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto; o secretário executivo de Governo, Edmilson Bittencourt; o comandante da Guarda Municipal, Maurício Souza; o subcomandante Marcelo Jandre; e o comandante da Guarda Ambiental, Roselito Santos, dentre outros membros das corporações da GM e GA.

Os candidatos foram convocados para a posse por meio do Comunicado Oficial nº 02/2020, publicado no site da Prefeitura.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tribunal do Tráfico decapita Homem na noite deste sábado na Favela do Lixo em Cabo Frio

Um crime bárbaro acaba de acontecer na noite deste sábado (23/05) em uma das maiores comunidades do interior do Estado do Rio de Janeiro, bairro Manoel Corrêa mas conhecido como Favela do Lixo em Cabo Frio. Segundo informações de populares que preferiram manter o anonimato, um homem chamado Matheus teria sido torturado pelo Tribunal do Tráfico e em seguida foi decapitado, o motivo do crime seria por Matheus ser informante da polícia, na linguagem do crime ele seria um X9. A Polícia Militar está nesse momento fazendo levantamento do crime e pegando a identificação completa da vítima, até o momento não foi lavrada a ocorrência, e traremos mais informações conforme o andamento das investigações. As imagens são fortíssimas e não recomendada para pessoas sensíveis.

NOTA OFICIAL

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informa que, na manhã desta terça-feira (24/11), a Secretaria Municipal de Saúde recebeu agentes da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU) para inspecionar documentos e solicitar informações sobre uma empresa específica, que era alvo de investigação. Com tranquilidade, todos os documentos solicitados, que já tinham sido encontrados pelos agentes no Portal da Transparência do município, foram novamente apresentados. A empresa inspecionada participou do Pregão Presencial n° 004/2020, de 28/02/2020, que contou com a participação de 19 empresas, das quais, 13 venceram. Uma das vencedoras é alvo dessa investigação, com ata de registro de preço firmada no valor de R$ 115.237,00 para entrega de medicamentos. A Prefeitura esclarece que, ao contrário do que tem sido veiculado, a operação tem como alvo a empresa licitante, como desdobramento de outra investigação dos órgãos na região Norte Fluminense, e que não há indícios de fraude na licit

COLUNA BANZO

  O LOBO EM PELE DE CHACAL!   “TSE defere candidatura e José Bonifácio tomará posse como Prefeito de Cabo Frio” “Em decisão monocrática o Ministro Alexandre de Moraes deferiu o recurso de José Bonifácio” Na sexta-feira (18/12) por volta das 18:00 horas as manchetes acima surpreenderam alguns incautos cabofrienses, e deixaram duas sérias indagações no ar: - O que motivou o Ministro Alexandre de Moraes, relator do processo, a evitar o julgamento pelo colegiado do Tribunal Superior Eleitoral? - A séria motivação impeditiva deixou de existir apenas duas horas depois de iniciado o “recesso” do tribunal?   Bem... o editorial do Blog Cartão Vermelho não possui todas as respostas, porém, cumprindo sua principal missão de trazer luz aos fatos, assinala agora a ação vil, perdulária e principalmente venal que acometeu a defesa do Sr. José Bonifácio.   Os advogados que patrocinaram a causa de Zezinho, fazem parte de uma bancada respeitadíssima nacionalmente, é uma das mais cara