LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

sexta-feira, 16 de outubro de 2020

Guardas municipais e ambientais aprovados em concurso tomam posse em São Pedro da Aldeia


 As áreas de segurança pública e meio ambiente em São Pedro da Aldeia ganharam importantes reforços com a chegada de 23 novos guardas municipais e oito guardas ambientais aprovados em concurso público. Os profissionais tomaram posse nesta quinta-feira (15), em cerimônia restrita no Cine Estação, no Centro da cidade. Os novos agentes foram recebidos por suas respectivas chefias diretas e pela equipe de RH da Prefeitura. Além da assinatura do termo de posse, os profissionais receberam o certificado de conclusão do Curso de Formação.

Representando o prefeito Cláudio Chumbinho, o secretário de Governo, Eronildes Bezerra, deu as boas-vindas aos novos profissionais, que chegam para reforçar as forças de segurança do município. “É muito importante que esses novos profissionais sejam agentes transformadores da sociedade, através da qualidade e da competência profissional de cada um, porque não é só punindo que se resolve, mas também educando. O trabalho das Guardas é árduo e fundamental para a manutenção da segurança e da ordem no município. É com muita alegria que recebemos essa nova equipe e a gente espera que cada um possa desempenhar o seu trabalho com orgulho e dedicação”, disse.

O prefeito Cláudio Chumbinho, que não pôde comparecer à cerimônia de posse, fez questão de receber em seu gabinete alguns dos novos guardas concursados e falar pessoalmente aos novos servidores sobre a importância do trabalho deles à população aldeense. “Queria pedir que vocês tivessem um carinho muito grande pela nossa população, pois estamos investindo em segurança porque sabemos como isso é importante para a qualidade de vida dos aldeenses”, frisou o prefeito.

INVESTIMENTO EM SEGURANÇA PÚBLICA

Na oportunidade, o secretário de Segurança e Ordem Pública, Jorge Ribeiro, reforçou o investimento na área de Segurança Pública no município, que tem sido uma prioridade da administração pública municipal.

Entre as principais conquistas já obtidas pela Guarda Municipal (GA) estão a criação do vale-uniforme e da Carteira Funcional; a realização do Concurso Público, em 2014; a criação do grupamento de operações táticas; a Lei 2.676/2016, que criou a gratificação de atividade de segurança pública da Guarda Municipal (GASP); a Lei 2.770/2018, que criou a Ouvidoria e a Corregedoria da GA; e a Lei Complementar nº 154/2018, que autoriza o porte de armas não letais e o uso de coletes balísticos pelos agentes municipais.

 “Além de trazer o incentivo das grandes empresas, o prefeito Cláudio Chumbinho se preocupou muito com a Segurança Pública, porque quando o município cresce, infelizmente o índice de violência tende a aumentar também. Em 2014, encontramos uma Guarda Municipal desestimulada, com apenas duas viaturas em estado precário, que foram doadas pela Polícia Militar. Hoje, a Guarda Municipal já dispõe de novos equipamentos e veículos, incluindo os coletes balísticos, que foram outras grandes conquistas para a corporação”, destacou Jorge.

Por meio de convênio com o Ministério da Justiça em 2014, a Guarda Municipal aldeense passou a contar com mais duas viaturas, uma motocicleta, seis pistolas “spark”, quatro rádios e uma base repetidora, além de 43 coletes balísticos com capas individuais e de novos materiais para sinalização de trânsito, adquiridos com recursos da Junta Administrativa de Recursos de Infrações (JARI). Também foram adquiridas outras três viaturas e mais quatro novas motocicletas equipadas com sirene, giroflex e baú, totalizando 12 veículos em condições dignas para dar suporte ao trabalho dos agentes no atendimento às mais diversas ocorrências.

Outra novidade apresentada aos novos agentes foi a construção de um novo Destacamento da Guarda Municipal, que está sendo realizada por meio de uma parceria público-privada. A nova sede está sendo construída no bairro Nova São Pedro e vai contar, ainda, com uma central de monitoramento, com câmeras instaladas em pontos estratégicos do Centro da cidade.

SONHO REALIZADO

Recém-empossado, Francisco Luis Dias é morador do bairro Balneário São Pedro há 15 anos. Para ele, que passou por sua primeira aprovação em concurso, o ingresso no serviço público como Guarda Municipal era um sonho antigo. Aos 62 anos, o ex-Cabo Fuzileiro Naval se tornou um símbolo de superação entre os novos agentes, chegando a ganhar o apelido carinhoso de “xerife-mor”.

 “Minha paixão pela Segurança Pública vem de muitos anos. Ser Guarda Municipal era meu grande objetivo e com a experiência militar e de vida que eu tenho, acredito que vou poder contribuir muito e auxiliar os meus colegas. Esse cargo representa uma mudança radical na minha vida; eu não tinha emprego fixo, trabalhava como motorista de aplicativo e fazia todo e qualquer tipo de serviço para garantir a minha subsistência, da minha família, dos meus filhos e dos meus netos. Estar aqui hoje é motivo de orgulho e a minha expectativa para começar a trabalhar é muito grande”, conta.

De Araruama, Carla dos Santos foi uma das quatro candidatas à Guarda Municipal aprovadas e convocadas para a posse. “Ser funcionária pública sempre foi um sonho e a Segurança Pública é uma área que eu me identifico muito. Fui Guarda-Parque do INEA por cinco anos e continuei tentando outros concursos. Para Guarda Municipal, foi a primeira vez que me candidatei e ter recebido a notícia da convocação foi maravilhoso. Foi uma luta muito grande até chegar a esse momento e espero poder somar”, disse.

Morador do bairro Campo Redondo, em São Pedro da Aldeia, Jackson Sodré foi um dos oitos guardas ambientais empossados. “Cheguei a passar por outros concursos, mas o meu foco era o concurso de São Pedro da Aldeia. Sou formado em gestão ambiental e como sou da cidade, a minha expectativa sempre foi poder ajudar o município nessa área”, afirma.

Na ocasião, os novos agentes empossados também receberam orientações gerais sobre os direitos e deveres previstos na Lei Complementar n° 42/2005 (Estatuto dos Servidores Públicos do município), regime previdenciário, acumulação de cargos em esfera pública, os principais quesitos de avaliação de desempenho durante o estágio probatório, critérios básicos para a aquisição da estabilidade, vale-transporte, benefícios, dentre outras informações relativas à vida funcional.

Participaram da solenidade o secretário de Meio Ambiente, Lagoa e Saneamento, Luciano Pinto; o secretário executivo de Governo, Edmilson Bittencourt; o comandante da Guarda Municipal, Maurício Souza; o subcomandante Marcelo Jandre; e o comandante da Guarda Ambiental, Roselito Santos, dentre outros membros das corporações da GM e GA.

Os candidatos foram convocados para a posse por meio do Comunicado Oficial nº 02/2020, publicado no site da Prefeitura.

 

0 comentários:

- |