Pular para o conteúdo principal

Outubro Rosa mobiliza mulheres aldeenses na prevenção ao câncer de mama


 

Os sábados do mês de outubro têm sido movimentados na sede do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente (PAISMCA), no Centro da cidade. Para celebrar a campanha Outubro Rosa e fortalecer o cuidado com a saúde feminina, a unidade intensificou o atendimento às mulheres aldeenses, inclusive com funcionamento aos sábados. Mais de 200 pacientes já foram atendidas no espaço com coleta de preventivo, consultas de enfermagem e solicitações para exames de mamografia, ultrassonografia transvaginal e de mamas.

 

 

No PAISMCA, o encerramento da campanha está marcado para o próximo sábado (24/10) com a realização de aproximadamente 50 consultas para preventivo, previamente agendadas pelas pacientes. Além dos atendimentos previstos, o último dia da campanha na unidade vai contar, ainda, com a realização de uma roda de conversa e palestra com uma fisioterapeuta oncológica, a partir das 8h, abordando a prevenção ao câncer de mama, em parceria com o Grupo Amigas da Mama.

 

 

Durante o mês, equipe profissional da unidade está focada no atendimento à mulheres

 “Tivemos uma adesão muito grande de mulheres de todos os bairros da cidade. Desde o início da campanha, já foram realizadas mais de 200 consultas”, disse o coordenador do PAISMCA, Eduardo Brasil.

 

PÚBLICO-ALVO

Com o objetivo de atender o maior número possível de mulheres, as coletas de preventivo têm como público-alvo mulheres a partir de 25 anos. Já para a mamografia, as solicitações de exame estão sendo prescritas para mulheres acima de 40 anos, conforme preconiza o Ministério da Saúde.

 

Presente no último sábado (17), a enfermeira Daniele de Oliveira atendeu pacientes com orientações, solicitações de exames e coleta de preventivo, conhecido também como exame Papanicolau. “O Outubro Rosa é para alertar todas as mulheres Muitas vezes as pessoas acham que só as meninas mais novas têm que vir fazer exame, mas não. Toda faixa etária tem que vir fazer o exame de mama e o Papanicolau, que é extremamente importante”, alerta a profissional.

 

Moradora do bairro Estação, a professora da rede municipal Eliane Lopes de Oliveira foi uma das pacientes atendidas pela unidade no último fim de semana. “Ter esse atendimento aos sábados facilita muito, principalmente para quem trabalha. É extremamente importante que toda mulher faça a prevenção e não deixe de se cuidar, porque quando mais cedo a doença é diagnosticada, mais cedo se consegue a cura”, disse.

 

A campanha é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde como parte de um calendário de atividades dedicadas aos cuidados preventivos à saúde da mulher e busca alertar a população sobre a prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero. “Nosso objetivo é captar o máximo de mulheres possível nessa campanha, aumentando os índices aldeenses de mamografia e coletas de preventivo e, por consequência, ampliar a prevenção e o cuidado com a saúde da mulher”, destaca a secretária de Saúde, Francislene Casemiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há