LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Orla do Centro ganha letreiro e vira novo ponto turístico


 

A paisagem da orla da Praia do Centro, em São Pedro da Aldeia, amanheceu diferente esta sexta-feira (23). Um letreiro gigante virou a mais nova atração turística para aldeenses e turistas. Desde que foi instalado pela Prefeitura, na noite desta quinta, o painel de boas-vindas tem chamado a atenção por quem passa pelo novo calçadão, às margens da Rodovia RJ-140. Trazendo a mensagem “Eu amo São Pedro da Aldeia”, as letras coloridas de 1m70cm de altura enaltecem as belezas naturais aldeenses e valorizam o principal cartão-postal da cidade.

 

Para o prefeito Cláudio Chumbinho, a instalação do letreiro é também uma declaração de amor à cidade. “As cores e imagens nas letras foram pensadas com muito cuidado e carinho para contar a nossa história e o que temos de mais bonito na natureza. Essa é mais uma atração turística que trazemos para o município, não só para agregar valor à nossa orla, mas também para elevar a autoestima da população. Cada pessoa que passa por aqui, seja morador ou turista, hoje pode se orgulhar em mostrar que ama São Pedro da Aldeia e a gente fica muito feliz em deixar esse legado para a cidade”, disse.

 

A nova ornamentação recebeu elogios por quem passava pela orla, na manhã ensolarada desta sexta-feira. Moradora há quatro anos da cidade, Margareth Neves é praticante de ciclismo e caminhada e frequentadora assídua do calçadão. Ao lado do marido, ela foi uma das dezenas de pessoas que pararam para conferir de perto e tirar fotos no painel. “Achei maravilhoso, a cidade precisava desse colorido e desse acolhimento especial não só para o turista, mas para a gente que é morador também. É um atrativo turístico bem bacana e que valoriza a cidade”, disse.

A veranista Ana Lucia Cherny caminhava pela orla e também aproveitou para fazer fotos no local. “Estou na cidade desde fevereiro e faço caminhadas na orla pelo menos duas vezes na semana. Cada vez que venho, vejo esse lugar ficando mais bonito. O letreiro ficou lindo e mostra que a cidade se preocupa em receber os seus visitantes de braços abertos”, conta.

TURISMO E HISTÓRIA

Equipado com luzes de LED que acendem durante a noite, o novo letreiro traz em seu design quatro elementos característicos do conjunto arquitetônico histórico e da paisagem natural aldeense. Estão representados o céu, o pôr do sol, a Igreja Matriz, além dos dois acidentes geográficos mais marcantes do município: a Laguna Araruama e a Serra de Sapiatiba. “Nos preocupamos com o impacto visual e em trazer elementos que harmonizassem com a paisagem da orla”, destaca o secretário de Esporte e Lazer, Thiago Costa.

O coração, que simboliza o amor à cidade, também virou ponto atrativo para fotos e foi utilizado como pano de fundo para os registros do casal Dilceia Henrique e Felipe Melo. Acompanhados pela família, eles contam que os passeios e caminhadas pela orla aldeense se tornaram novos hábitos de vida.

“Estamos aqui há 16 anos; temos muito orgulho em sermos cidadãos aldeenses e ver o quanto a cidade tem se desenvolvido. Hoje, São Pedro da Aldeia não é apenas uma cidade de passagem, mas um município com belezas sem igual, onde as pessoas param e ficam. Esse potencial era muito pouco aproveitado, mas hoje temos prazer de morar aqui. Antes a gente tinha que caminhar pelo acostamento da rodovia, porque não existia calçadão. Hoje, caminhar nessa nova orla nos deu uma segurança muito maior, tanto que já se tornou uma rotina para a gente”, disse Felipe, morador do bairro Balneário das Conchas.

REVITALIZAÇÃO PAISAGÍSTICA

A instalação do letreiro complementa uma série de ações paisagísticas voltadas às obras de urbanização da orla da Praia do Centro – principal cartão-postal da cidade. O entorno, próximo ao trecho da orla da Praia da Tereza, também ganhou plantio de palmeiras, yuccas e bromélias, além de forração de pedras e ornamentação com madeiras. Para garantir maior segurança aos visitantes, a estrutura foi assentada sobre piso antiderrapante.

O projeto paisagístico da orla do Centro também contemplou o plantio de 21 coqueiros-da-Bahia, além de plantas ornamentais, gramas de forração e 10 palmeiras da espécie sagu. O novo calçadão, que se estende do Centro até o bairro Estação, também ganhou a instalação de cinco decks de madeira e 43 postes de iluminação, feitos de aço e com sete metros de altura. O espaço também vai contar com cestas de lixo e bancos.

Para a construção dos 1.550 metros do novo calçadão, a orla recebeu pavimentação intertravada, com divisão de cor para adeptos de caminhada e para praticantes de ciclismo (faixa vermelha).

0 comentários:

- |