Pular para o conteúdo principal

Câmara de Cabo Frio aprova criação de companhia de desenvolvimento


A Câmara aprovou a criação da Companhia de Desenvolvimento de Cabo Frio (Codescaf) durante a sessão extraordinária desta terça-feira (3). O projeto de lei de autoria do Poder Executivo já tinha o parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e ainda passaria pela Comissão de Redação Final, mas com a apresentação de um requerimento de urgência, foi aprovado ontem mesmo, com os votos contrários dos vereadores Rafael Peçanha (Cidadania) e Vaguinho Simão (Republicanos).

O projeto foi aprovado com uma emenda de Vaguinho, que obriga a prestação de contas à Câmara. Entretanto, foi derrubada uma emenda supressiva proposta por Peçanha, que desvincularia a criação da Codescaf ao novo polo de desenvolvimento de Cabo Frio, cuja criação também foi aprovada nesta terça, em sessão extraordinária. Pelo texto do projeto, a nova companhia ficará responsável por executar as atividades imobiliárias do polo; por implantar a infraestrutura necessária para a instalação das empresas necessárias e verificar a habilitação dessas empresas, entre outras atribuições.

Ambos os projetos, que tramitam na Casa desde a primeira quinzena de fevereiro, agora seguem para a sanção do prefeito Adriano Moreno (DEM). A principal crítica de opositores à criação da Codescaf é a um eventual esvaziamento da função de Secretaria de Desenvolvimento Econômico e um possível aumento dos gastos por parte do governo municipal.

Em matéria publicada no dia 21 de fevereiro, o prefeito Adriano Moreno atribuiu as críticas “à desinformação” e garantiu que a companhia não vai onerar os cofres públicos, mas, sim, atuar atrair empreendimentos e gerar emprego e renda no município. Na mesma entrevista, o prefeito e o então secretário de Desenvolvimento Econômico, hoje na pasta de Governo, Mateus Mônica comentaram que a sede da Codescaf será no próprio prédio da prefeitura.

A empresa é de economia mista (público-privada), sob a forma de sociedade anônima (S.A), sendo o município o acionista majoritário, com 51% das ações. O capital inicial da companhia será de R$ 5 milhões, mas, segundo Matheus, o montante não precisa ser, necessariamente, em dinheiro. A entrada de capital privado vai ser feito por meio de um fundo de investimento registrado no Conselho de Valores Mobiliários (CVM), entidade que regula e fiscaliza o mercado financeiro.

Fonte: folhadoslagos.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.