Pular para o conteúdo principal

Mutirão de limpeza em praias recolhe cerca de 2 toneladas de lixo no primeiro dia de ação em Arraial do Cabo

Mutirão de limpeza em praias de Arraial do Cabo começou nesta terça-feira (15) — Foto: Divulgação/Arraial Sem Lixo


 Um grupo de voluntários começou nesta terça-feira (15) um mutirão de limpeza de trilhas e praias de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio. Só na parte da manhã, o grupo recolheu cerca de 2 toneladas de lixo na Praia Grande.

Chamada de "Arraial Sem Lixo", a ação é realizada por moradores durante a Semana Internacional de Limpeza de Mares e Rios.

A campanha internacional foi criada em 2017 pela ONU Meio Ambiente com o objetivo de reduzir o impacto da poluição nos oceanos e incentivar a luta contra os plásticos descartáveis, que ameaçam a saúde dos oceanos, da vida marinha e dos próprios seres humanos.

"Nós já fazíamos a ação pelo menos três vezes por ano, mas não tinha esse nome. Agora colocamos 'Arraial Sem Lixo'. A gente faz sem fins lucrativos e sem interesses políticos. É porque a gente ama a cidade mesmo", disse o voluntário e um dos organizadores, Marco Correia.

 
Voluntários recolhem cerca de 2 toneladas de lixo em ação de limpeza na Praia Grande, em Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Divulgação/Arraial Sem Lixo

O mutirão conta com a participação de moradores, empresários e da Prefeitura.

As equipes vão percorrer diversos pontos da cidade e farão a coleta de lixo em trilhas, areia da praia e também no mar, com o apoio de mergulhadores.

Na tarde desta terça, o mutirão vai seguir para a trilha da Calha.

"Na trilha a quantidade de lixo é menor. Na Praia Grande, tiramos dois tratores cheios, quase duas toneladas. Nas trilhas, a gente geralmente pega na base de 100 a 200 quilos", disse Marco.

Depois da coleta, os resíduos recicláveis serão separados e levados para a reciclagem e o restante do material será levado por uma empresa que faz gestão de resíduos para um aterro sanitário em São Pedro da Aldeia.

 
Voluntários fazem mutirão para limpar praias de Arraial do Cabo, no RJ — Foto: Divulgação

Confira o cronograma

Terça-feira, 15 de setembro

7h às 12h - Praia Grande

15h30 às 18h - Trilha da Calha

Quarta-feira, 16 de setembro

7h às 12h - Praia do Pontal

15h30 às 18h - Trilha da Graçainha

Quinta-feira, 17 de setembro

8h às 15h - Marina dos Pescadores

Sexta-feira, 18 de setembro

8h às 15h - Marina dos Pescadores

Sábado, 19 de setembro

9h às 16h - Mergulho embarcado

Domingo, 20 de setembro

9h às 16h - Mergulho embarcado

Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há