Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quinta-feira, 26 de março de 2015

Bastidores da Política e da Imprensa - CRISE - 26/03/2015




Crise 

A arrecadação mensal dos royalties em Cabo Frio já atinge uma queda de quase 60%, o repasse antes em 17 milhões de reais caiu para apenas 7 milhões de reais, mas essa não é a única queda, também temos a queda do repasse trimestral dos royalties que acompanha os 60% de queda, além da queda em quase todos os repasses estaduais e federais, a cidade ao todo perde 200 milhões de reais em orçamento. 

Crise 2 

Com a total falência das contas municipais de Cabo Frio, causadas por fatores externos, a administração municipal se vê sem solução para manter a cidade em andamento, o que se arrecada hoje na cidade não cobre sequer a folha de pagamento e manutenção de serviços essenciais, como obviamente não cobre nenhum dos diversos projetos sociais que mantemos na cidade. 

Crise 3 

O Governo Alair Corrêa (PP) ainda não anunciou o choque de gestão para atravessar a falência nas contas da cidade, mas uma coisa é certa, serão cortes que afetarão a vida de todos, infelizmente todos pagaremos o preço da roubalheira instalada na Petrobras e a variação negativa do barril de petróleo. 

Crise 4 

Mas Cabo Frio não é uma ilha, todas as cidades que tem sua economia baseada no repasses dos royalties está vivendo o mesmo drama de estar falindo em suas contas públicas, por isso hoje às 10h na Prefeitura de Rio das Ostras haverá a reunião das cidades afetadas pela crise, lá se debaterá quais medidas as cidades devem tomar para mudar esse quadro desesperador. 

Crise 5 

A cidade hoje, mais do que nunca, depende da experiência administrativa do Prefeito Alair Corrêa (PP), que com seus quatro mandatos a frente da prefeitura, e 50 anos de vida pública, já atravessou uma crise similar quando nos anos 80 a cidade faliu com a emancipação de Arraial do Cabo e a perda do ICMS da Álcalis, na época uma medida política do ex-governador Leonel Brizola (PDT) que para favorecer José Bonifácio (PDT) faliu a administração do então prefeito Alair Corrêa e a cidade de Cabo Frio. 

Politicagem 

Em momento de crise e desespero ao invés de vermos uma força tarefa para salvar o município, já assistimos os ASPONES de políticos comemorando e minimizando o caos, torcem pela morte financeira do município e o sofrimento da população, eles só pensam nas portarias que perderam. 

Politicagem 2 

Resta ainda a esperança que os líderes políticos da cidade que tem mandato apareçam para criar essa força tarefa, que usem de suas influências nos poderes estaduais e federais, que lutem pela nossa população, que não sejam politiqueiros do "enquanto pior melhor". 

Esperança 

Apesar do quadro desolador que se apresenta para as cidades como Cabo Frio, eu (Álex Garcia) acredito que essa crise tem prazo de validade, que medidas que já estão sendo adotadas pela administração Alair Corrêa (PP) farão efeito ainda esse ano, e que teremos um 2016 próspero e de desenvolvimento.

0 comentários:

- |