Pular para o conteúdo principal

Apenas metade dos leitos de UTI dos hospitais de campanha do governo do RJ vai ter respirador

Hospital de Campanha de Nova Iguaçu segue em obras — Foto: Reprodução/TV Globo

Nem todos os leitos de UTI dos hospitais de campanha sob responsabilidade do governo do RJ vão ganhar respirador. Dos 520 leitos anunciados nas unidades do Maracanã, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçu, Campos e Casimiro de Abreu, só metade vai contar com o aparelho.

Os respiradores são fundamentais no tratamento dos pacientes graves de Covid-19.

Esses seis hospitais de campanha do governo estadual custaram R$ 770 milhões e são geridos pela Organização Social Iabas.

No Rio, há ainda o hospital de campanha do Riocentro, administrado pela prefeitura, e os erguidos no Leblon e no Parque dos Atletas, pela iniciativa privada.

Comitê para fiscalizar hospitais de campanha começa a funcionar no RJ
RJ tem recorde de 4.427 casos de Covid-19 confirmados em 24 horas; total chega a 26.665
Ainda em obras, hospital de campanha de São Gonçalo deve ser inaugurado na quinta-feira
A Iabas explica que a conta dos respiradores foi baseada em uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), publicada há 10 anos.

A regra da Anvisa estabelece um respirador para cada dois leitos de UTI e uma reserva operacional de um aparelho para cada cinco leitos.

'Insuficiente'
Segundo Rogério Silveira, representante da Associação Brasileira de Medicina Intensiva, nos casos de coronavírus, a medida da Anvisa não deveria valer -- já que todos os doentes graves precisam de respiradores.

“Uma situação de pandemia, onde a quantidade de pacientes de falência respiratória chega o tempo todo a essa quantidade absurda, a recomendação da Anvisa não é suficiente. Isso representa a morte de pacientes", afirmou.

"A preocupação maior neste momento, mais do que disponibilidade de ventilação mecânica, é pessoal qualificado para manipular o ventilador, médico e fisioterapeuta”, acrescentou Rogério Silveira.

Atrasos nas obras


Ainda em obras, as unidades de São Gonçalo e de Nova Iguaçu devem ser as próximas a serem inauguradas. A previsão de abertura é na quinta-feira (21).

Em São Gonçalo, que deveria ter sido inaugurado no domingo (17), estão previstos 200 leitos, sendo 40 de UTI.

O atraso neste caso, segundo a Iabas, foi causado por problemas como "a precariedade no acesso, chuvas que atingiram a região, tiroteios e mudança nos planos técnicos" da Secretaria Estadual de Saúde.

O Bom Dia Rio apurou, no entanto, que dificilmente a unidade estará pronta na data prevista.



A OS Iabas disse que trabalha para evitar novos atrasos na entrega dos hospitais de campanha.

Já o governo do estado informou que em uma reunião na segunda-feira (18) o novo secretário de Saúde do RJ, Fernando Ferry, participa de um comitê para acompanhar a entrega desses hospitais. Ele deu 48 horas para que a Iabas entregue um plano completo para a entrega das unidades e dos equipamentos de saúde prometidos.

Calendário de inaugurações dos hospitais de campanha do RJ — Foto: Reprodução/TV Globo

Confira abaixo o calendário de inauguração dos hospitais de campanha:

21/5 – quinta-feira

São Gonçalo
Nova Iguaçu
Dia 22/5 – sexta-feira

Maracanã – parte II
Dia 24/5 – domingo

Friburgo
Dia 25/5 – segunda

Campos
Dia 26/5 – terça

Duque de Caxias
Dia 27/5 – quarta-feira

Casimiro de Abreu

Fonte: g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.