Pular para o conteúdo principal

Prefeitura de Arraial do Cabo esclarece ação movida a fim de evitar aglomerações nas eleições presidenciais da Colônia dos Pescadores Z5.

A Prefeitura de Arraial do Cabo, através da Procuradoria Geral do Município, vem, por meio desta, esclarecer acerca da Ação Civil Pública movida junto ao Tribunal de Justiça contra as eleições presidenciais de forma presencial da Colônia de Pescadores Z5, a fim de se fazer cumprir o Decreto Municipal nº 3.060/20 e o Decreto Estadual nº47.068/20, que suspendem a realização de eventos e qualquer atividade com a presença de público para que não haja aglomerações por conta da pandemia de coronavírus. A eleição estava inicialmente marcada para o dia 17 de maio e a ação foi motivada tendo como base as eleições anteriores, em que 928 votantes compareceram às urnas.

Na ação movida, a Prefeitura informa que a Secretaria Municipal de Segurança Pública intimou o réu para que não promovesse aglomerações, no entanto, não obteve respostas. Até o momento da decisão da Juíza Juliana Gonçalves, que suspendia as eleições presenciais, a Colônia Z5 não havia publicado ou divulgado oficialmente qualquer comunicado cancelando ou adiando a assembleia, motivo pelo qual se presumiu que permanecia marcada para o dia 17 de maio, de forma presencial, conforme o documento emitido pelo presidente Maciel Félix de Andrade no dia 17 de março, um dia após o primeiro decreto restritivo e função da pandemia. 

Vale reforçar que a saúde é um direito de todos e dever do Estado e as eleições, de forma presencial, colocariam em risco e desprezavam o sacrifício que está sendo feito pelo restante da sociedade civil, que tem aderido à restrição de vários direitos, em nome do bem comum na proteção do direito à vida e à saúde. Na ação, a Prefeitura manifesta a citação do réu para que apresentasse a devida resposta no prazo legal, o que não ocorreu e ocasionou na decisão da juíza de cancelamento do pleito. Vale reforçar que a Colônia Z5 foi notificada no dia 5 de maio para atender o Decreto Municipal acima citado.

Na própria decisão oficial, a Juíza Juliana Gonçalves menciona os mecanismos online como forma alternativa ao pleito presencial, a fim de garantir o direito constitucional de reunião, apenas limitando o seu exercício presencial como forma de garantir a proteção à saúde pública.

A Procuradoria reforça que a ação não objetivava cancelar o pleito, apenas evitar que este fosse presencial e sua potencialidade de ocasionar reunião de número expressivo de pessoas, trazendo risco não apenas para os associados, mas para toda a sociedade, haja vista a pandemia de uma doença altamente contagiosa. A finalizar, a Z5 entrou posteriormente com uma ação para revogar a decisão inicial da justiça, comprovando que as eleições passarão a ser virtuais conforme sugerido.

A Prefeitura segue à disposição para prestar outros esclarecimento. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

COROAÇÃO DO MISS E MISTER SÃO PEDRO DA ALDEIA 2020 TERÁ TRANSMISSÃO ONLINE NO DIA 19 DE SETEMBRO

  Após meses de atividades paralisadas devido à pandemia do coronavírus, a terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia está retornando em novo formato. Para garantir a segurança dos participantes, o evento de coroação este ano terá entrada limitada de pessoas e uso obrigatório de máscara, além de transmissão ao vivo pelo  Instagram da empresa organizadora, o Miss Oficial . Cerca de 70 candidatos aldeenses se inscreveram e participaram das seletivas do concurso de beleza municipal, que vai coroar um mister e nove misses (divididas por faixa etária), selecionados em júri virtual.   A secretária adjunta de Cultura, Edlúcia Marques, enfatizou o apoio dado ao projeto pelo terceiro ano consecutivo. “Já estamos na terceira edição do concurso de Miss e Mister São Pedro da Aldeia e estamos muito felizes em apoiar esse projeto grandioso, que há anos vem formando novos talentos e abrindo as portas para as nossas meninas e meninos no universo artístico. É um trabalho que e

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf