Pular para o conteúdo principal

Estudo da UFRJ estima mais de mil casos de Covid-19 em Macaé e mais de 400 em Rio das Ostras até o fim de maio

Pesquisadores da UFRJ de Macaé, no interior do Rio, analisaram os casos de infecção acumulados nas cidades de Macaé e Rio das Ostras e a pesquisa estima que Macaé registre mais de mil casos em Macaé e mais de 400 em Rio das Ostras antes do final de maio.

De acordo com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, os pesquisadores analisaram os dados, dia a dia, até o dia 15 de maio e notaram uma redução na velocidade de propagação da doença em ambas as cidades, embora o número básico de reprodução, que mede a capacidade do vírus em se propagar entre as pessoas depois de iniciada a transmissão comunitária, ainda esteja elevado.

Até esta quarta-feira (20), a secretaria de Saúde de Macaé já registrou 548 casos confirmados da doença, sendo 21 mortes. Rio das Ostras registrou 200 casos, com 14 mortes.

A pesquisa aponta ainda que, para atender os casos previstos, o número de leitos de UTI necessários pode chegar a 50 em Macaé e 20 em Rio das Ostras.

Em Rio das Ostras, a ocupação de leitos chegou a 100%. O município tem atualmente 5 leitos de UTI e 16 de enfermaria que foram disponibilizados para o tratamento da Covid-19. Todos eles ocupados até a tarde desta quarta-feira (20).

A ocupação de leitos em Macaé é de 52,5%. A cidade tem 70 leitos UTIs SUS destinados a pacientes da Covid-19.

Segundo a pesquisa, nessas cidades, em média, uma pessoa infectada consegue transmitir a doença para outras duas.

Ainda de acordo com a pesquisa, para que o crescimento do número de casos estacione, é necessário que o número básico de reprodução caia para 1,0. Situação que pode ser atingida se aplicadas políticas de isolamento social.

O Grupo de Trabalho Multidisciplinar para Enfrentamento da Covid-19, que realizou a pesquisa, conta com a participação de mais de 100 docentes, técnicos-administrativos e alunos da UFRJ na cidade e outras instituições regionais.

Eles desenvolvem análises que acompanham o comportamento da pandemia no Norte Fluminense e na Baixada Litorânea. O grupo também tem dialogado com os municípios vizinhos, oferecendo apoio técnico e científico para o enfrentamento da doença.

O modelo matemático adotado pelos pesquisadores é o SIR, que significa Suscetíveis, Infectados e Removidos, no qual a população é dividida nessas três categorias, que mudam com o tempo.

Embora seja o mais simples para o estudo de epidemias, o modelo proporciona estimativas de quantidades como: número básico de reprodução, dia do pico de infecção, quantidade máxima de infectados, tempo de duração da infecção e percentual de suscetíveis – que sobram sem se contaminar – no final da epidemia.

A UFRJ informou que os pesquisadores alertam que os valores podem não refletir a realidade e, por isso, optaram por não divulgar todos os resultados. A pesquisa completa pode ser consultada no site da instituição.

A universidade destacou que a doença é muito dinâmica e medidas não farmacêuticas de combate mudam as previsões. Por isso, elas precisam ser reavaliadas a cada uma ou duas semanas. Os cientistas pontuam, ainda, que mesmo modelos matemáticos mais precisos, com mais categorias, devem ser encarados com cautela em longo prazo.

Fonte:g1.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.