Pular para o conteúdo principal

Prefeitura emite quase 50 notificações e multas nos últimos sete dias

A Prefeitura de Cabo Frio emitiu 41 notificações e seis multas somente no período de 14 a 21 de maio no município. Ao todo, desde o início da operação, em março, a cidade contabiliza 622 ocorrências por descumprimento aos decretos municipais de enfrentamento e prevenção ao novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria de Ordem Pública em março foram 272 ocorrências, enquanto em abril o total foi de 168 e em maio, até o momento, 182. As áreas do Centro, São Cristóvão, Jardim Esperança e Tamoios têm sido alvos constantes de fiscalização e, segundo o secretário de Ordem Pública, Leandro Carvalho dos Santos, as equipes também realizam ação educativa das medidas preventivas.

“Muitos comerciantes insistem em funcionar de forma irregular, mas temos conscientizado sobre a necessidade de cumprir as regras e não temos encontrado resistência dos proprietários. O momento é de preocupação, mas o isolamento social e o atendimento às normas municipais por enquanto são as únicas medidas que temos pra combater a disseminação do vírus”, ponderou.

De acordo com Santos, a secretaria tem recebido denúncias do Ministério Público Estadual (MPE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) principalmente sobre funcionamento irregular de academias, escritórios contábeis, pousadas, entre outros. Somente em Tamoios, na última semana, foram lavrados oito autos de infração.

Conforme os decretos municipais, mesmo os estabelecimentos considerados essenciais devem cumprir várias regras para o funcionamento com segurança, tanto de funcionários quanto do público. Pelas normas, os comércios que não podem parar o funcionamento devem  diminuir a lotação máxima para 30%, intensificar a higienização do local, disponibilizar álcool em gel 70% em todo recinto para o público e proibir o ingresso de clientes sem o uso de máscaras de proteção, que tem o uso obrigatório determinado pelo decreto 6.236, de 22 de abril.

Medidas preventivas

A fiscalização do comércio faz parte do grande pacote de medidas que o governo municipal adota desde 13 de março, quando foi instituído o primeiro decreto com ações de prevenção ao coronavírus. Desde então, diversas determinações foram feitas pela prefeitura, sempre amparadas pelas orientações das autoridades nacionais e internacionais de saúde, bem como pela evolução da pandemia.

As principais medidas dos decretos foram fechamento de comércio não essencial; proibição de frequentar praias e lagunas, de realização de eventos diversos que promovam aglomeração de pessoas; criação de linha 0800 para esclarecimento de dúvidas sobre a covid-19; prorrogação de prazo para pagamento de taxas municipais; obrigatoriedade do uso de máscaras, entre outros.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.