Pular para o conteúdo principal

UNIDADES DE SAÚDE ALDEENSES REFORÇAM ATENDIMENTO MÉDICO PREVENTIVO


 

Há anos o aldeense Fábio Azevedo luta para controlar a pressão alta, doença que, sem tratamento, pode trazer inúmeras complicações ao coração, cérebro e rins, além de ser um dos fatores de risco para a Covid-19. Na última semana, ele foi um dos 23 pacientes pré-agendados e atendidos pela unidade básica de saúde do Centro/Mossoró. “Cheguei aqui e minha pressão deu quase 20, mas a partir de agora estou entrando com novos medicamentos receitados pelo médico, uma bateria enorme de exames para fazer e encaminhamento a um cardiologista. Ter esse atendimento médico mais perto está sendo muito importante para mim, principalmente porque sou grupo de risco”, conta.

Assim como Fábio, dezenas de moradores têm à disposição atendimento médico e de enfermagem no posto de saúde do Centro/Mossoró. Mesmo com a rotina alterada e a adoção de uma série de medidas preventivas devido à atual pandemia, a unidade manteve a maioria dos serviços essenciais à população. “Um clínico geral, que é do grupo de risco, está focado na teleconsulta e o outro está realizando atendimento presencial. Procuramos sempre direcionar os pacientes de acordo com a necessidade individual de cada um. Dentro da unidade estamos sempre atentos ao uso de máscara, higienização das mãos e das superfícies”, explica o enfermeiro responsável pela UBS, Renan Araújo.

FOCO COMUNITÁRIO

Inseridas no Sistema Único de Saúde (SUS), as unidades de atenção básica são responsáveis por prestar o primeiro atendimento à comunidade do seu entorno, acompanhando o estado de saúde dos moradores, bem como o controle de riscos, agravos e doenças – muitas delas crônicas e consideradas agravantes dos sintomas de Covid-19, como a hipertensão e a diabetes, as chamadas comorbidades. 

Segundo a secretária de saúde, Francislene Casemiro, o controle social da saúde viabilizado pelas unidades básicas de saúde e pelas unidades de saúde da família permite reduzir a pressão sobre as unidades de emergência, evitar internações e melhorar a vigilância durante a pandemia. “O atendimento que essas unidades prestam aos pacientes portadores de doenças crônicas é no sentido de prevenir e promover a saúde, evitando que o estado clínico desses cidadãos se agrave e para que eles não precisem procurar as portas de emergência por questões básicas. Nesse momento de coronavírus, é primordial manter esse tipo de assistência. O acompanhamento desses pacientes com comorbidades é feito com a telemedicina, ou seja, atendimento médico por telefone”, afirma.

Somente na UBS Centro/Mossoró, atualmente são realizados aproximadamente 50 atendimentos médicos por semana, somados aos cerca de 40 atendimentos de enfermagem semanais. “Além disso, fazemos o atendimento por demanda espontânea, como aferição de pressão arterial, curativos, retiradas de pontos, entre outros”, relata Renan.

Além das consultas médicas de clínica geral, a unidade também oferece serviços como preventivo, atendimentos a pacientes com hipertensão/diabetes, puericultura, vacinação, planejamento familiar e pré-natal de baixo risco, com encaminhamento ao PAISMCA sempre que necessário. “É muito importante que os pacientes não deixem de buscar o atendimento necessário para outras doenças mesmo durante a pandemia e a equipe da UBS busca facilitar esse atendimento na medida do possível”, complementa o enfermeiro.

INVESTIMENTO EM SAÚDE

A UBS Centro/Mossoró é uma das dez unidades básicas de saúde (UBS) implantadas no território aldeense, que se somam a outras 14 unidades de saúde da família (USF), com equipes multiprofissionais formadas por médico, enfermeiro, auxiliar ou técnico de enfermagem e agente comunitário de saúde.

De 2013 a 2020, o governo municipal já inaugurou sete novas unidades de saúde, construídas nos bairros Porto da Aldeia, Porto do Carro, Flexeira, Parque Arruda, Campo Redondo, Recanto do Sol e Centro, além da entrega de duas reformas dos postos de saúde do Vinhateiro e Praia Linda. Outras duas unidades seguem em fase de construção, na Rua do Fogo e Baleia, as duas maiores do município, ambas com mais de 300m² de área construída.

Antes da inauguração da UBS Centro/Mossoró, em 2017, a aposentada Zilda Ramos precisava se deslocar até a unidade básica de saúde do Poço Fundo para ser atendida. “Eu moro no Centro, tenho problema de artrite e artrose e preciso sempre estar acompanhando e cuidando. Ter esse posto de saúde mais perto foi a melhor coisa. A gente precisava muito”, disse.

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

SÁBADO É DIA DE REUNIÃO DE PAIS E RESPONSÁVEIS NA TURMA DO SÍTIO.

Tudo está sendo preparado com muito carinho pela equipe da Turma do Sítio. Afinal, neste sábado , dia 26 de março, os pais e responsáveis das 350 crianças e jovens que participam do projeto em São Jacinto, na área rural de Cabo Frio, têm um encontro marcado: a reunião para conversar sobre as atividades do projeto e como os alunos estão se dedicando à proposta pedagógica. -“Estamos organizando uma tarde muito especial, queremos ouvir as sugestões da comunidade e aprimorarmos cada vez mais o nosso trabalho”, disse a gerente de projetos, Vânia Fialho. Neste sábado, os pais e responsáveis também vão poder participar de palestras sobre higiene pessoal e higiene de alimentos. Profissionais foram convidados para dar algumas dicas e ajudar na melhoria da qualidade de vida na comunidade. A nutricionista Olívia Novellino confirmou presença. A direção da Turma do Sítio está preparando kits de higiene pessoal e doméstica para sortear na reunião. A clínica odontológica Ortho

Alexandre o Grande. Por João Gomes

A história nos fala de um grande guerreiro, conquistador, desbravador um grande líder macedônio, chamado Alexandre. Muito a frente de sua época marcou territórios e rompeu barreiras e fronteiras em nome do seu povo. Em Cabo Frio temos bons Alexandres, porém, um deles que foi eleito em 2004, mas se quer chegou aos 600 votos em 2008. Muito ligado ao grupo de Alair, resolveu procurar uma nova liderança. Até ai tudo bem, mas bastou a derrota no TRE dos embargos de declaração para que o ex-edil, começasse a procurar lideranças ligadas a Delma oferecendo dinheiro para trabalhar para seu candidato, com a desculpa que o próximo prefeito de Cabo Frio seria outro. O impressionante é que a abordagem do sujeito beira as facetas da loucura. Hoje por exemplo, recebi o comunicado de um amigo que se disse impressionado chegando a indagar se tivemos problemas particulares entre nós. Ora, respondi a esse rapaz que vem colaborando, que nada tinha contra esse sujeito, todavia me assustava o fato de há