LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

segunda-feira, 11 de maio de 2020

3ª Etapa da Campanha de Vacinação contra Influenza começa amanhã (11)

O Ministério da Saúde, através da Secretaria de Vigilância em Saúde, enviou um documento aos municípios informando sobre a 3ª etapa da campanha de vacinação contra a Gripe Influenza que começa a partir da semana que vem. A campanha que encerraria no dia 22 de maio foi estendida e será dividida em outras duas etapas a fim de evitar aglomerações e também alcançar as metas de vacinação nacional. 

A partir da tarde de amanhã (11), serão vacinadas crianças de 6 meses a menor de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias. No dia 18/05, serão inclusos os adultos de 55 a 59 anos, professores de escola pública e privada. 

Para receber a vacina é preciso apresentar documento de identidade e cartão de vacina (se tiver); no caso de doentes crônicos, o laudo médico; e no caso dos profissionais, apresentar o comprovante profissional. A meta é vacinar pelo menos 90% de cada grupo prioritário. 
1ª fase (a partir de 23 de março): Idosos com 60 anos ou mais e Trabalhadores da saúde.
2ª fase (a partir de 16 abril): Profissionais das forças de segurança e salvamento, doentes crônicos, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários.
3ª fase (de 9 a 6 de junho): crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, pessoas deficientes, gestantes e puérperas de até 45 dias, adultos de 55 a 59 anos de idade e os professores das escolas, pública e privadas.

Durante esta pandemia, cada posto de saúde distribuirá 20 senhas durante o turno da manhã e mais 20 senhas no período da tarde com o objetivo de evitar aglomerações, uma das principais formas de contágio pelo novo coronavírus.

Confira abaixo quem é o público-alvo e como está sendo realizada a campanha:

Os idosos que já fizeram o cadastro continuarão sendo vacinados em casa até o final da ação. Nos postos, poderão ser vacinados pacientes com doenças crônicas comprovadas por laudos médicos (hipertensão, diabetes, asma, entre outras), caminhoneiros e motoristas de transporte coletivo. Com o início da 3ª etapa, também serão vacinados a partir da tarde de hoje crianças de 6 meses a menor de 6 anos, pessoas com deficiência, gestantes, puérperas até 45 dias. A partir do dia 18/05, serão inclusos os adultos também de 55 a 59 anos, professores de escola pública e privada. 

🔻FIQUE ATENTO🔻
A vacinação ocorrerá nas oito Unidades Básicas de Saúde do Município (UBS), sendo elas:

× PS Canaã/Hermes Barcelos
× PS Prainha
× PS Monte Alto
× PS Figueira
× PS Sabiá
× PS Boa Vista
× PS Cabocla.

O atendimento será de segunda à sexta-feira, das 09h às 12h, e das 14h às 17h sempre que o município receber os lotes. Excepcionalmente AMANHÃ (segunda-feira, 11 de maio), os postos vacinarão somente na parte da tarde.

Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha contra influenza em um mês para proteger os grupos prioritários contra os vírus mais comuns da gripe. Lembrando que esta vacina NÃO protege contra o coronavírus. Toda semana, o Ministério da Saúde envia novas remessas de lotes da vacina aos estados, conforme entrega do Instituto Butantan. Os estados são responsáveis por fazer a distribuição aos municípios, e Arraial do Cabo tem recebido os lotes com pequenas quantidades semanalmente, de acordo com o número de cadastrados e os índices registrados nas campanhas anteriores. 

É preciso deixar claro: a vacina da gripe NÃO protege contra o novo coronavírus. Portanto, não insista em permanecer na fila caso tenha mais de 20 pessoas, uma vez que já possuímos casos confirmados da covid-19 em Arraial do Cabo. As vacinas vão continuar sendo aplicadas para todos os grupos de risco até o final da campanha.

0 comentários:

- |