LEAL PORTO TELECOM

LEAL PORTO TELECOM

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2644-4080 // 99999-5998

quarta-feira, 25 de novembro de 2020

MPF e Meio Ambiente de Búzios vistoriam local de encalhe da baleia na praia de Geribá


 A pedido do Ministério Público Federal, a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de Búzios acompanhou a vistoria realizada pelo procurador Leandro Mitidieri nesta terça-feira (24), ao local de encalhe da baleia jubarte, ocorrido no último dia 31, na praia de Geribá. O MPF foi conferir as providências adotadas pela prefeitura em relação à carcaça da baleia.

Medindo 11 metros de comprimento e pesando entre 25 e 30 toneladas, a baleia trazida pelas correntes marinhas, já chegou em adiantado estado de decomposição e não pode ser removida, sendo enterrada na areia da praia, em profundidade segura. O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Fernando Savino explicou ao procurador que todo o trabalho seguiu as normas técnicas de pesquisadores do Grupo de Estudos de Mamíferos Marinhos da Região dos Lagos (GEMM), da Fiocruz e do Instituto Estadual do Ambiente. O secretário destacou também a instalação de cerca de proteção e de placa informativa, e explicou que a área é monitorada diariamente por agentes do Meio Ambiente.

Durante a vistoria, Savino ressaltou que já está dando início à criação de Protocolo para casos de encalhe de baleias no litoral buziano. O trabalho é uma parceria com a Fiocruz, o GEMM, o Instituto Estadual do Ambiente, a USP, UERJ e tem apoio do Ministério Público Estadual. Somente este ano, onze baleias mortas apareceram no mar de Búzios, sendo que três desses animais encalharam nas praias de Geribá e da Brava, e no Mangue de Pedras.

0 comentários:

- |