Pular para o conteúdo principal

Coluna da Menina de Ouro, Vânia Carvalho



Artesanato de Cabo Frio


O Artesanato de Cabo Frio é um segmento pouco explorado e totalmente desvalorizado em nossa cidade. Enquanto outros municípios enxergam as potencialidades vindas das atividades dos seus  profissionais, Cabo Frio parece não reconhecer seus valores e a riqueza diversificada de trabalhos que poderiam estar gerando vários projetos de inclusão social, capacitação, investimentos, geração de renda e atrativo turístico.

O governo Alair Correa ao se propor criar uma Coordenadoria Setorial de Artesanato pensou exatamente em fortalecer esta área , que no governo passado foi totalmente desprezada. Porém, infelizmente, algumas pessoas não conseguem identificar a prioridade que tal segmento tem nos setores turístico, ambiental e econômico, já que o artesanato hoje em dia movimenta milhões em qualquer mega evento realizado.

Depois de décadas de descaso, criou-se uma cultura do vendedor ambulante na cidade e isso acabou estigmatizando qualquer vendedor de praça como sendo um  artesão. Isso muito prejudicou a diferenciação entre trabalho artesanal da revenda industrial, colocando no mesmo saco  as  atividades como se fossem a mesma coisa.

O nome Feira de Artesanato a muito se perdeu , quando os vendedores (camelôs) acabaram tomando conta dos espaços que deveriam ser garantidos para os verdadeiros trabalhos de arte. O próprio ambulante se aproveita da nomenclatura de Feira de Artesanato, pra se fazer passar por artista, quando na verdade sua venda são de produtos geralmente comprados no Rio e São Paulo.

O artesanato em muitas capitais e até no exterior estão sendo valorizados por sua originalidade, via de regra que  o mercado consumidor a muito se tornou padronizado , monótono e repetitivo. Por isso várias marcas reconhecidas se utilizam do trabalho do artesão para tornar os artigos bem mais personalizados, criando um conceito muito mais intimista.

Aqui em Cabo Frio o Artesanato só precisa ocupar um lugar de destaque para que todos esses conceitos sejam aproveitados como forma de desenvolver uma identidade própria, levando o segmento a ser mais um atrativo de turismo e de negócios para fomentar a economia do município.

A única questão que emperra tal procedimento é a unificação dos artesãos em uma única área, para evitar que a fragmentação  leve  a confusão gerada em torno do que é ou não artesanato. Conseguido isso acaba-se de vez com essa mistura que prejudica tanto nossos profissionais, que esperam com razão o reconhecimento do seu trabalho.

Criar essa nova consciência é o papel da Coordenadoria Setorial de Artesanato que vem buscando através da mídia virtual esclarecer o quanto esse segmento é importante para o desenvolvimento turístico - cultural, além de favorecer o âmbito social e ambiental através do conceito da sustentabilidade e da inclusão como forma de agregar nossos valores numa prática moderna e empreendedora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.