Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Coluna da Menina de Ouro, Vânia Carvalho



Artesanato de Cabo Frio


O Artesanato de Cabo Frio é um segmento pouco explorado e totalmente desvalorizado em nossa cidade. Enquanto outros municípios enxergam as potencialidades vindas das atividades dos seus  profissionais, Cabo Frio parece não reconhecer seus valores e a riqueza diversificada de trabalhos que poderiam estar gerando vários projetos de inclusão social, capacitação, investimentos, geração de renda e atrativo turístico.

O governo Alair Correa ao se propor criar uma Coordenadoria Setorial de Artesanato pensou exatamente em fortalecer esta área , que no governo passado foi totalmente desprezada. Porém, infelizmente, algumas pessoas não conseguem identificar a prioridade que tal segmento tem nos setores turístico, ambiental e econômico, já que o artesanato hoje em dia movimenta milhões em qualquer mega evento realizado.

Depois de décadas de descaso, criou-se uma cultura do vendedor ambulante na cidade e isso acabou estigmatizando qualquer vendedor de praça como sendo um  artesão. Isso muito prejudicou a diferenciação entre trabalho artesanal da revenda industrial, colocando no mesmo saco  as  atividades como se fossem a mesma coisa.

O nome Feira de Artesanato a muito se perdeu , quando os vendedores (camelôs) acabaram tomando conta dos espaços que deveriam ser garantidos para os verdadeiros trabalhos de arte. O próprio ambulante se aproveita da nomenclatura de Feira de Artesanato, pra se fazer passar por artista, quando na verdade sua venda são de produtos geralmente comprados no Rio e São Paulo.

O artesanato em muitas capitais e até no exterior estão sendo valorizados por sua originalidade, via de regra que  o mercado consumidor a muito se tornou padronizado , monótono e repetitivo. Por isso várias marcas reconhecidas se utilizam do trabalho do artesão para tornar os artigos bem mais personalizados, criando um conceito muito mais intimista.

Aqui em Cabo Frio o Artesanato só precisa ocupar um lugar de destaque para que todos esses conceitos sejam aproveitados como forma de desenvolver uma identidade própria, levando o segmento a ser mais um atrativo de turismo e de negócios para fomentar a economia do município.

A única questão que emperra tal procedimento é a unificação dos artesãos em uma única área, para evitar que a fragmentação  leve  a confusão gerada em torno do que é ou não artesanato. Conseguido isso acaba-se de vez com essa mistura que prejudica tanto nossos profissionais, que esperam com razão o reconhecimento do seu trabalho.

Criar essa nova consciência é o papel da Coordenadoria Setorial de Artesanato que vem buscando através da mídia virtual esclarecer o quanto esse segmento é importante para o desenvolvimento turístico - cultural, além de favorecer o âmbito social e ambiental através do conceito da sustentabilidade e da inclusão como forma de agregar nossos valores numa prática moderna e empreendedora.

0 comentários:

- |