Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Câmara de Vereadores de Arraial do Cabo ganha acessibilidade em Libras


Iniciativa coloca em prática vontade antiga do Presidente Ayron Freixo

Depois de ser a primeira Câmara no estado do Estado do Rio a ter um aplicativo voltado especialmente para o legislativo, a Câmara cabista inova mais uma vez, sendo também a primeira no Estado a ter acessibilidade em libras. A intérprete, Luciana Huguenin Dias, iniciou os trabalhos na sessão de terça- feira (06), onde foram votados projetos polêmicos, como a proibição da venda de bebida alcoólica nos postos de gasolina depois das 22h. A sessão começou com uma apresentação, onde foi falado à população que a Câmara teria Libras em todas as sessões. A iniciativa foi do vereador e Presidente da Câmara, Ayron Freixo, que sempre priorizou em seus projetos a acessibilidade. De acordo com ele, estar de portas abertas a todos é o objetivo de uma Câmara Municipal.

- Esse ano criamos um slogan que diz “De portas abertas para ouvir sua voz”, ou seja, os anseios e necessidades dos cidadãos é o que mobiliza o nosso trabalho. E quando democratizamos esse acesso ao legislativo proporcionamos igualdade e praticamos o respeito. Hoje, a comunidade surda do nosso município terá total acesso e participação nas nossas indicações, projetos, requerimentos e em todos os nossos debates -, esclareceu o presidente, e informou que a Lei de Libras nº 10.436 afirma, no artigo segundo, que o acesso deve ser garantido pelo poder público.

Ainda segundo Ayron, permitir esse acesso foi uma vontade dele que se uniu a um desejo antigo do prefeito Renatinho Vianna, que também coloca a acessibilidade como um dos pontos fundamentais para uma boa administração pública. O presidente explicou que a iniciativa contou também com a ajuda da ASURLAGOS, Associação de Surdos da Região dos Lagos, que apóia e leva a comunicação adequada aos surdos da Região.


Texto e Fotos: Maria Antônia Casarões 

1 comentários:

Thais Silva disse...

O presidente da Câmara de Cabo Frio precisa ter umas aulas com o presidente da Câmara de Arraial do Cabo. Um exemplo de respeito a população cabista, enquanto o de Cabo Frio bem mesmo seus funcionários respeita, que dirá a população...

- |