Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

quarta-feira, 14 de junho de 2017

Respeitável Público - "Mulher, Negra e Vereadora". Por Manoel Atanasio


Aos poucos a hegemonia do poder em nossa cidade vai se quebrando, não são todos que enxergam isto ou pelo menos fingem-se de mortos para não ter que encarar a realidade.

Se tornar vereador em nossa cidade não é tarefa fácil, principalmente se você for mulher, negra e goste de estar na companhia de pessoas mais simples. Em 2016 a nossa câmara deu uma boa renovada, mais de 60% e nesta renovada, uma mulher negra e povão é eleita, me refiro a vereadora Letícia Jotta (PSC) que após a confirmação de sua vaga na câmara foi alvo de comentários do tipo: "Ela é novata e vai ser engolida" ou "ela não chega longe, não entende como funciona a política...".


Após 5 meses de mandato o que se vê é que muita gente está tendo que engolir suas palavras, pois entre os 17 vereadores, esta moça negra e de jeito simples tem feito seu dever de casa muito bem, ouve a população, seja qual for sua classe social, busca conhecer os bairros e as demandas, visita moradores e corre secretarias, sua forma de trabalho é em ritmo acelerado e seu gabinete chega a atender aproximadamente 120 pessoas por semana. Outra coisa que tem chamado a atenção da nossa população são seus projetos que visam quase sempre a população menos favorecida ou até mesmo a população em situação de rua, como é o caso do projeto "Sou fã de quem doa" que recolhe produtos, roupas e agasalhos para a população de rua.

Pensa que para por aí? Está enganado, neste mês de maio a vereadora Letícia Jotta lançou em suas redes sociais uma revista digital que mostra os seus 5 meses de mandato.

A cada dia que passa as atitudes da nobre edil vem chamando a atenção da população, seja por sua simplicidade em atender a cada cidadão, seja por se colocar a disposição para ir até o local que é o motivo da reclamação. Com sua forma de legislar a vereadora vem angariando a simpatia e confiança da população de Tamoios que vira e mexe recorre a vereadora para resolver suas reclamações. Outro ponto positivo é a sua interação pelas suas páginas do Facebook que ela mesma faz questão de responder um a um. Foi em umas de suas visitas a tamoios que a vereadora viu a necessidade de uma casa de repouso para idosos e então criou o projeto de lei N°052/2017 que tramita na câmara. Outra coisa que chama a atenção é a Maria Vitória, filha da vereadora que lhe acompanha nas sessões, visitas e reuniões, detalhe, dificilmente chora ou perturba a mãe nos afazeres.

Talvez aqueles que ousaram falar que Ela por ser novata e mulher seria engolida, tenham que se conformar que erraram e que de fato a vereadora vem trabalhando e se dedicando a população cabo-friense. 

Em seu primeiro discurso a vereadora disse uma frase que até hoje é repetida entre os seus assessores, "Ninguém é tão pobre que não possa ajudar ao próximo".  Desta forma a vereadora vem ganhando seu merecido espaço e reconhecimento por parte da população. Encerro deixando uma frase que a vereadora me disse a pouco tempo atrás: "Em 1998 quando eu era recepcionista na câmara eu fiquei olhando para cada canto desta casa e pensei, ainda serei vereadora desta cidade e quando eu conseguir eu serei diferente, eu farei a diferença". 

Eu Manoel Atanasio só posso desejar sucesso a nossa vereadora e que Deus mantenha esse jeito de tratar as pessoas por longos anos.


Link da revista virtual clicando AQUI.

0 comentários:

- |