Pular para o conteúdo principal

Respeitável Público - "Mulher, Negra e Vereadora". Por Manoel Atanasio


Aos poucos a hegemonia do poder em nossa cidade vai se quebrando, não são todos que enxergam isto ou pelo menos fingem-se de mortos para não ter que encarar a realidade.

Se tornar vereador em nossa cidade não é tarefa fácil, principalmente se você for mulher, negra e goste de estar na companhia de pessoas mais simples. Em 2016 a nossa câmara deu uma boa renovada, mais de 60% e nesta renovada, uma mulher negra e povão é eleita, me refiro a vereadora Letícia Jotta (PSC) que após a confirmação de sua vaga na câmara foi alvo de comentários do tipo: "Ela é novata e vai ser engolida" ou "ela não chega longe, não entende como funciona a política...".


Após 5 meses de mandato o que se vê é que muita gente está tendo que engolir suas palavras, pois entre os 17 vereadores, esta moça negra e de jeito simples tem feito seu dever de casa muito bem, ouve a população, seja qual for sua classe social, busca conhecer os bairros e as demandas, visita moradores e corre secretarias, sua forma de trabalho é em ritmo acelerado e seu gabinete chega a atender aproximadamente 120 pessoas por semana. Outra coisa que tem chamado a atenção da nossa população são seus projetos que visam quase sempre a população menos favorecida ou até mesmo a população em situação de rua, como é o caso do projeto "Sou fã de quem doa" que recolhe produtos, roupas e agasalhos para a população de rua.

Pensa que para por aí? Está enganado, neste mês de maio a vereadora Letícia Jotta lançou em suas redes sociais uma revista digital que mostra os seus 5 meses de mandato.

A cada dia que passa as atitudes da nobre edil vem chamando a atenção da população, seja por sua simplicidade em atender a cada cidadão, seja por se colocar a disposição para ir até o local que é o motivo da reclamação. Com sua forma de legislar a vereadora vem angariando a simpatia e confiança da população de Tamoios que vira e mexe recorre a vereadora para resolver suas reclamações. Outro ponto positivo é a sua interação pelas suas páginas do Facebook que ela mesma faz questão de responder um a um. Foi em umas de suas visitas a tamoios que a vereadora viu a necessidade de uma casa de repouso para idosos e então criou o projeto de lei N°052/2017 que tramita na câmara. Outra coisa que chama a atenção é a Maria Vitória, filha da vereadora que lhe acompanha nas sessões, visitas e reuniões, detalhe, dificilmente chora ou perturba a mãe nos afazeres.

Talvez aqueles que ousaram falar que Ela por ser novata e mulher seria engolida, tenham que se conformar que erraram e que de fato a vereadora vem trabalhando e se dedicando a população cabo-friense. 

Em seu primeiro discurso a vereadora disse uma frase que até hoje é repetida entre os seus assessores, "Ninguém é tão pobre que não possa ajudar ao próximo".  Desta forma a vereadora vem ganhando seu merecido espaço e reconhecimento por parte da população. Encerro deixando uma frase que a vereadora me disse a pouco tempo atrás: "Em 1998 quando eu era recepcionista na câmara eu fiquei olhando para cada canto desta casa e pensei, ainda serei vereadora desta cidade e quando eu conseguir eu serei diferente, eu farei a diferença". 

Eu Manoel Atanasio só posso desejar sucesso a nossa vereadora e que Deus mantenha esse jeito de tratar as pessoas por longos anos.


Link da revista virtual clicando AQUI.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.