Pular para o conteúdo principal

Um Bonde Criativo Chamado Desejo. Por José Facury


A maioria das pessoas - e dos autores - imaginam que a vida dos grandes dramaturgos sempre foi para repetir um lugar-comum, um mar de rosas. Quando vi a apresentação da leitura dramática dos alunos do Curso Oficena no Charitas lembrei-me de uma passagem.

Um famoso diretor estava em palco ensaiando, quando viu um desconhecido sentado numa das cadeiras da última fileira da platéia. Estranhou, já que não era permitido que alguém que não fosse da companhia assistisse aos ensaios. 

- Conhece aquele sujeito? - indagou a um de seus assistentes.

- Não conheço. Disse que viu a porta do teatro aberta e entrou. 

- Diga-lhe que não é permitida a presença de estranhos em nossos ensaios. 

- Já disse, mas ele me respondeu que não é nenhum "estranho", mas um bom autor de teatro e que só vai embora depois de conversar com o senhor.

- Autor de teatro... Essa gente é pior que carrapato e só me vem com peça ruim. Já sei o que esse sujeito quer.

De fato, sabia. Irritado, interrompeu o ensaio e foi ter com o autor que, é evidente, já estava com o texto na mão e passou-o ao diretor, não sem antes elogiar seu próprio trabalho. 

- Esta minha peça não é uma peça qualquer, não. É uma autêntica obra-prima! Quanto tempo você vai levar para ler?

"Que pretensioso!", pensou o diretor. "Diz que seu próprio trabalho é uma obra-prima e me impõe prazo para ler. Quem esse sujeitinho pensa que é?"

- Uma semana, uns dez dias - respondeu o diretor ao acaso, ainda mais irritado. 

- Tanto tempo assim? Uma peça de teatro a gente lê no máximo em uma hora... Volto daqui a uma semana. 

De fato, voltou dali a uma semana. Minutos antes de começar o ensaio, o autor subiu ao palco, abriu caminho entre os atores, indo direto ao diretor, perguntando-lhe, de imediato, se havia lido a peça.

- Não tive tempo,

Aí o autor se irritou:

- Dei o prazo de uma semana para você ler o meu texto e vem me dizer que não teve tempo! Não teve nem ao menos uma hora?!... Que absurdo!... Devolva minha peça já!
Embaraço do diretor. Havia deixado o texto em casa, numa gaveta da escrivaninha. Foi o que explicou ao autor, deixando-o ainda mais indignado:

- Que desaforo! É essa a consideração que você tem pelo trabalho dos outros?... Agora eu é que não quero que você leia! Vou buscar a minha peça hoje mesmo na sua casa, à noite. 

Foi. Só que, para sua grata surpresa, o diretor lera o texto e simplesmente ficara maravilhado. "Esse chato tem razão: é mesmo uma obra-prima!" - balbuciou quando terminou de ler e decidiu montar o texto logo depois da estréia da peça que estava ensaiando.

Personagens desse episódio da vida real: o cineasta Elia Kazan e o dramaturgo Tennessee Williams.


Então viram só como vale mesmo a pena insistir junto a atores, diretores, produtores? Quem sabe você não tenha criado uma obra-prima que está pedindo, implorando para se projetar? E quando há um Oficena, então...

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo

O Blog Cartão Vermelho teve a oportunidade de entrevistar o Presidente do PMDB de Arraial do Cabo, Davison Cardoso (Deivinho), onde abordamos o crescimento do partido na cidade, a reeleição do Prefeito Andinho (PMDB), e sobre a bancada na Câmara Municipal de Arraial e suas votações, claro principalmente sobre as últimas e polêmicas votações do vereador Renatinho Vianna (PMDB). Blog Cartão Vermelho - Qual o quadro atual do PMDB em Arraial do Cabo? Deivinho - O quadro atual é excelente, reelegemos o Prefeito Andinho com uma votação maciça. Andinho é detentor de um desempenho histórico e nossa bancada na Câmara Municipal goza deste prestígio por conta de também ter sido eleita com uma votação expressiva. Blog Cartão Vermelho - Mas os noticiários dão conta que a situação do Vereador Renatinho Vianna dentro do partido seria insustentável devido ao voto favorável a Abertura de uma CPI proposta na Câmara, isso é verdade? Deivinho - O vereador Ren

DISCOS VOADORES - EVIDÊNCIAS DEFINITIVAS.

No dia 10 de abril, das 15h às 19h, acontecerá a palestra “Disco Voadores – Evidências definitivas” no Teatro Municipal de Araruama, quem vai reger a conferencia é Marco Antonio Petit que é co-editor da revista UFO, autor de seis livros sobre o assunto e um dos principais responsáveis pela Campanha “UFOs – Liberdade de Informação, Já”, que já conseguiu liberação de centenas e centenas de páginas de documentos oficiais da Força Aérea Brasileira sobre a presença dos OVNIs no espaço aéreo de nosso país. As inscrições custam R$ 5,00(cinco reais) e pode ser feito no local e dia do evento, a partir das 14h30min. Alguns dos temas que serão abordados: *A Presença alienígena no passado histórico e pré-histórico *O sentido das abduções *A mensagem espiritual do fenômeno UFO *O Programa Espacial e a Presença Extraterrena *A Campanha “UFOs – Liberdade de Informações, Já” *Contato Final – O Dia do reencontro O evento será ilustrado com farta documentação, incluindo fotograf

8º Fórum permanente da sociedade civil.

No dia 30 de março, às 18 h, será realizado o 8º Fórum permanente da sociedade civil. O Fórum será realizado pela OAB de Cabo Frio em parceria com o movimento Viva Lagos. O Fórum será realizado na sede da OAB, que fica na Rua José Watz Filho, 58 – sala: 209, centro Cabo Frio. Por falar em OAB, o convidado do programa Cartão Vermelho desta quarta-feira, às 14h ao vivo, será o presidente da OAB de Cabo Frio, Dr. Eisenhower Dias Mariano.