Leal Porto

Leal Porto

RESTAURANTE DA PONTE

RESTAURANTE DA PONTE
"O lugar certo de comer peixe" - Em cima do Mercado Municipal do Peixe (22) 2647-5341

sexta-feira, 6 de setembro de 2013

Coluna do Cyro Maldonado




MERCADORES DE ILUSÕES.

COM A LEI COMPLEMENTAR 416, OS PEDIDOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE DISTRITOS EM TODO BRASIL, PODERÃO CRIAR UMA SITUAÇÃO COMPLICADA PARA OS GOVERNOS DAS CIDADES QUE PODEM SER DESMEMBRADAS, TANTO DE ORDEM ECONÔMICA COMO POLÍTICA. PERCEBO ALGUMAS LIDERANÇAS QUE BUSCAM A EMANCIPAÇÃO COMO UMA FORMA DE APROXIMAR OS SERVIÇOS ESSENCIAIS DA POPULAÇÃO LOCAL E ASSIM GARANTIR UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA PARA TODOS. DA MESMA FORMA NÃO SÃO RAROS OS CASOS DE LIDERANÇAS OPOSICIONISTAS OU DERROTADAS NA DISPUTA DE 2012 TENTAREM VIRAR O JOGO SEM TER DE ESPERAR 2016. VEMOS NITIDAMENTE CANDIDATOS VENCIDOS OU POLÍTICOS DE OUTRAS LOCALIDADES ENXERGANDO NESSES “PROVÁVEIS MUNICÍPIOS”, UMA GRANDE POSSIBILIDADE DE REALIZAÇÃO DOS SEUS SONHOS DE PODER. ESSES ÚLTIMOS, NÃO DEVEM SER LEVADOS EM CONSIDERAÇÃO, POIS UM EMPREGO NO GOVERNO ATUAL OU NO NOVO MUNICÍPIO JÁ ATENDERIA SUAS NECESSIDADES. 

ATRAVÉS DAS REDES SOCIAIS, VEMOS EM NOSSO MUNICÍPIO UMA MOVIMENTAÇÃO INTENSA NESSE SENTIDO, MAS AINDA NÃO ESTOU CERTO DA IDONEIDADE DO MOVIMENTO DE TAMOIOS. HÁ PESSOAS QUE REALMENTE ACREDITAM QUE A EMANCIPAÇÃO SEJA A MELHOR MANEIRA DE TEREM SUAS DEMANDAS ATENDIDAS PRONTAMENTE, OUTRAS PREFEREM UMA MAIOR INTERVENÇÃO DO GOVERNO ATUAL NAQUELA REGIÃO. NÃO SE PODE NEGAR O ABANDONO SOFRIDO PELO 2º DISTRITO POR PARTE DO GOVERNO DE CABO FRIO DURANTE ANOS, MAS HOJE JÁ VISLUMBRAMOS UMA REALIDADE TOTALMENTE DIFERENTE E QUE ESTÁ MUDANDO O CENÁRIO DA REGIÃO.

A REFLEXÃO QUE DEVEMOS FAZER É SE NO PASSADO O GOVERNO DE CABO FRIO ABANDONOU A POPULAÇÃO DE TAMOIOS OU SE ESSA POPULAÇÃO RESOLVEU OCUPAR UMA ÁREA RURAL, ONDE NATURALMENTE NÃO EXISTIAM OS SERVIÇOS DISPONIBILIZADOS EM OUTRAS LOCALIDADES DO MUNICÍPIO. EM NOSSA REGIÃO É MUITO COMUM UM DETERMINADO NÚMERO DE PESSOAS LOTEAREM CLANDESTINAMENTE UMA ÁREA NÃO DESTINADA PARA ESSE FIM, DEPOIS DE UM TEMPO COMEÇAM EXIGIR DO GOVERNO LOCAL, ESGOTO, ÁGUA, POSTO DE SAÚDE, ESCOLAS, TRANSPORTE E TODOS OS DEMAIS SERVIÇOS QUE DEVEM SER OFERECIDOS PELO PODER PÚBLICO. AS CONSEQUÊNCIAS DESSE TIPO DE OCUPAÇÃO SÃO INÚMERAS, ENTRE ELAS DANOS AO MEIO AMBIENTE CAUSADOS PELO TIPO DE TERRAPLANAGEM, LANÇAMENTO DE DETRITOS SÓLIDOS E ESGOTOS NOS RIOS, LAGOS E PRAIAS, FALTA DE REDE DE COLETA DE ÁGUAS PLUVIAIS, ALÉM DO RISCO DE ENCHENTES E DESABAMENTOS.

NAS REDES SOCIAIS QUALQUER RECLAMAÇÃO DE ALGUM SERVIÇO QUE NÃO ESTEJA SENDO PRESTADO EM SUA PLENITUDE, TEM SERVIDO COMO INTRODUÇÃO PARA O DISCURSO EMANCIPACIONISTA, MAS EM NENHUM MOMENTO ESCLARECEM AOS HABITANTES SOBRE OS CRITÉRIOS RÍGIDOS ESTABELECIDOS PARA QUE SE ATINJA ESTE PROPÓSITO. AO INVÉS DE CRIAR ILUSÕES E ESTABELECER UM CLIMA DE GUERRA E RIVALIDADE ENTRE OS DOIS DISTRITOS, DEVIAM BUSCAR A UNIÃO. ESSE FATOR É IMPORTANTÍSSIMO, POR QUE AO CONTRÁRIO DAS REGRAS ANTERIORES, O ATUAL PROCESSO NECESSITA DA APROVAÇÃO DA POPULAÇÃO DO DISTRITO INTERESSADO EM SE EMANCIPAR E A DO MUNICÍPIO AO QUAL O DISTRITO PERTENCE. É INCONTESTÁVEL QUE DA MANEIRA AGRESSIVA QUE ESTÃO CONDUZINDO ESTE MOVIMENTO DIFICILMENTE ALCANÇARÃO ESSE OBJETIVO.

EXISTE UMA VONTADE EXPLÍCITA DO PREFEITO EM MUDAR COMPLETAMENTE A REALIDADE DO 2º DISTRITO, POR DIVERSAS VEZES DECLAROU, DE MANEIRA INCISIVA, QUE PRETENDE DEMOVER A IDEIA DE EMANCIPAÇÃO DO POVO DE TAMOIOS ATRAVÉS DE TRANSFORMAÇÕES JAMAIS VISTAS NAQUELE DISTRITO. NÃO SE PODE REALIZAR OBRAS E ESTABELECER SERVIÇOS COMO SE ESTIVÉSSEMOS EM CAMPANHA ELEITORAL, EXISTEM PRAZOS E RITUAIS LEGAIS PARA SEREM CUMPRIDOS. CONTAMOS COM UM ORÇAMENTO REAL RESERVADO PARA O 2º DISTRITO QUE PROVOCARÁ UMA VERDADEIRA REVOLUÇÃO SOCIAL, MAS PARA QUE ESSAS MUDANÇAS SEJAM DEFINITIVAS TUDO DEVE SER FEITO DE MANEIRA RESPONSÁVEL E COM MUITA CALMA.

“FRACASSEI EM TUDO O QUE TENTEI NA VIDA.
TENTEI ALFABETIZAR AS CRIANÇAS BRASILEIRAS, NÃO CONSEGUI.
TENTEI SALVAR OS ÍNDIOS, NÃO CONSEGUI.
TENTEI FAZER UMA UNIVERSIDADE SÉRIA E FRACASSEI.
TENTEI FAZER O BRASIL DESENVOLVER-SE AUTONOMAMENTE E FRACASSEI.
MAS OS FRACASSOS SÃO MINHAS VITÓRIAS.
EU DETESTARIA ESTAR NO LUGAR DE QUEM ME VENCEU"

DARCY RIBEIRO

0 comentários:

- |